Pedido de vista do PT adia votação sobre Vargas no Conselho de Ética da Câmara
Um pedido de vista (mais tempo para análise) do deputado petista Zé Geraldo (PA) interrompeu nesta terça-feira (22) a tramitação do processo disciplinar contra o também petista André Vargas (PR), ex-vice-presidente da Câmara, no Conselho de Ética da Casa. A próxima sessão foi marcada para o dia 29.
“Não é uma posição da bancada do PT ou do PT. É uma posição deste deputado”, disse Zé Geraldo durante a sessão. No entanto, depois, admitiu a jornalistas que conversara com Vargas e deu a entender que o petista havia feito a ele esse pedido. “Conversei com ele. Ele entende que a situação é desconfortável e que quer mais tempo”, disse Geraldo.
A manobra evitou que fosse votado na sessão de hoje o relatório preliminar do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) para dar continuidade ao processo, que pode resultar até na perda do mandato parlamentar de Vargas.
Vargas é investigado por suas relações com o doleiro Alberto Youssef, preso acusado de chefiar um esquema bilionário de lavagem de dinheiro. O deputado admitiu ter usado um avião emprestado pelo doleiro e conversas entre os dois interceptadas pela polícia dão indício de que Vargas teria atuado junto ao Ministério da Saúde para beneficiar Youssef.
A aprovação do relatório preliminar, que o relator já adiantou será pela admissibilidade do processo contra Vargas, é necessária para dar continuidade à tramitação.
Só depois de aprovado é que o relator poderá solicitar documentos e ouvir testemunhas para instruir o seu relatório final. Também será dado tempo para a defesa de Vargas se manifestar. Depois, o relatório segue para ser analisado pelo plenário da Câmara em votação aberta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.