Faltou precaução para evitar crise da água nos "Estados mais ricos", diz Dilma

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça terça-feira (29), em Feira de Santana (a 114 km de Salvador), que o Nordeste se preparou melhor para conviver com a seca, ao contrário de "Estados mais ricos da federação", que hoje enfrentam problemas de abastecimento de água. A declaração foi feita durante lançamento de ações para o semiárido, entrega de máquinas a prefeitos na Bahia e anúncio da prorrogação do Bolsa Estiagem para os sertanejos.

"Aqui no Nordeste tem mais obra de segurança hídrica que nos Estados mais ricos da federação, e que hoje têm problema de abastecimento de água, porque no Nordeste se precaveram e estão construindo soluções estruturantes", disse.

A fala de Dilma coincide com o dia em que, pela primeira vez na história, o Sistema Cantareira, em São Paulo, chegou a 10% de sua capacidade, segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Dilma aproveitou a visita à Bahia para fazer um extenso balanço sobre as ações para convivência com a seca. Ela destacou a construção de 540 mil cisternas durante seu governo, desde 2011.

"É o maior esforço feito para que a gente chegasse a uma situação, no semiárido, de resolução de convivência com a seca. Nós já conseguimos mais de 500 mil, e mais de 350 mil do governo Lula. Nós vamos chegar no fim do ano às 750 mil. Assim, conseguiremos fazer mais um milhão de cisternas", afirmou.

Dilma também aproveitou a ocasião para elogiar o programa Bolsa Estiagem, que foi prorrogado durante o evento.

"Passamos pela seca e não houve invasão de supermercado, não houve aquela fome horrorosa, porque ninguém desenvolve só com obras. Tem que ter ações com as pessoas. Aí quero lembrar do Bolsa Família, mas também do Bolsa Estiagem, e quero anunciar aqui a prorrogação da Bolsa Estiagem, para que o sertanejo passe a transição da seca para a chuva sem sofrer solavanco em sua vida", afirmou.

A presidente ainda participa de mais três solenidades na Bahia até esta quarta-feira (30), quando participa de formatura de alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e inaugura conjuntos do Minha Casa, Minha Vida.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos