Topo

PM do DF aumenta efetivo em 25% para posse de Dilma, mas nega temor de protesto

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

30/12/2014 17h45

A Polícia Militar do Distrito Federal anunciou que vai aumentar em 25% o número de homens durante a festa de posse da presidente Dilma Rousseff (PT), na próxima quinta-feira (1º). A comparação é com a primeira posse de Dilma, em 2011. Apesar de haver diversas manifestações contra a presidente previstas para ocorrer no momento da cerimônia, a PM nega que o aumento no efetivo tenha ocorrido por conta delas. No total, 4 mil homens, entre PMs, militares das Forças Armadas, PF e PRF (Polícia Rodoviária Federal) vão participar do esquema de segurança.

Estimativas do PT indicam que pelo menos 30 mil pessoas deverão participar da festa de posse de Dilma nesta quinta. Ao longo das últimas semanas, diversos movimentos sociais anunciaram manifestações para o momento da cerimônia. Atos contra a presidente também foram marcados em redes sociais na internet.

Em 2011, na festa de posse de Dilma, a PM do DF mobilizou 2 mil homens para a segurança da presidente. Neste ano, segundo o comando da corporação, serão disponibilizados 2,5 mil homens, um aumento de 25%. Questionada sobre o motivo do aumento, a PM afirmou que ele ocorreu porque houve a corporação tem “uma disponibilidade maior de policiais” neste ano.

A PM, por meio de sua assessoria de imprensa, negou que o aumento tenha ocorrido por temor de manifestações contrárias à presidente. “Não está relacionado (o aumento no efetivo) e sim porque a PMDF possui um efetivo maior para ser empregado nesta posse. Não temos nenhuma previsão de manifestações até o momento”, informou a PM.

A PM é comandada pelo governador Agnelo Queiroz, do mesmo partido da presidente Dilma.