Topo

Aliado pede vista de parecer contra Cunha; Conselho de Ética nega

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

15/12/2015 10h23Atualizada em 15/12/2015 11h22

Aliados do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apresentaram pedido de vista ao Conselho de Ética na manhã desta terça-feira (15) com a intenção de atrasar o andamento do processo contra o peemedebista. 

O presidente do conselho chegou a submeter à votação da comissão o pedido de vista apresentado pelo deputado Genecias Noronha (SD-CE). A negativa da vista foi confirmada por 11 votos a 9.

Antes, Araújo havia negado o pedido com base em decisão anterior de Cunha na Presidência da Câmara que afirmava não ser possível vista de processo quando há apenas um complemento ao antigo relatório. Mas o entendimento de Araújo foi questionado e ele preferiu submeter a decisão a votação.

A reunião foi aberta por volta das 9h30, e às 10h, Genecias pediu vista do voto do relator, o que poderia adiar a votação por dois dias. Isso pode levar a decisão para a próxima semana, a última de funcionamento do Congresso antes do recesso de fim de ano.

O Solidariedade, partido de Noronha, é presidido por Paulinho da Força (SP), que já declarou ser contrário a que Cunha seja investigado pelo conselho.
O pedido de Noronha, no entanto, ainda não foi concedido pelo presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), pois o relator, Marcos Rogério (PDT-RO), ainda não terminou a leitura de seu parecer.

Noronha fez o pedido após Rogério ter lido apenas o relatório de seu parecer. 

Essa é a oitava reunião do conselho após ter sido apresentado o parecer favorável ao processo Cunha pelo antigo relator, Fausto Pinato (PRB-SP). Pinato foi afastado da relatoria após recurso de Manoel Junior (PMDB-PB), aliado de Cunha, à Mesa da Câmara.