Topo

Procurador da Lava Jato posta foto com camiseta com frase "Liga da Justiça"

O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, um dos coordenadores da Lava Jato - Reprodução/Facebook
O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, um dos coordenadores da Lava Jato Imagem: Reprodução/Facebook

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

19/04/2016 16h23

O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, um dos integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato, usou sua página pessoal no Facebook para publicar nesta terça-feira (19) uma foto na qual ele posa com uma camiseta cuja estampa é uma arte com as fotos dele, do juiz federal Sérgio Moro e do coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol. A arte ainda tinha as inscrições “República de Curitiba” e “Liga da Justiça”.

Carlos Fernando é um dos procuradores mais frequentes nas entrevistas coletivas concedidas pela Lava Jato a cada nova fase. Pelo post publicado por Carlos Fernando, tudo indica que a camisa tenha sido um presente. “Agradeço o presente. O apoio da população é importante para a lava-jato [sic]”, disse.

A postagem foi acompanhada por diversos comentários elogiosos à atuação da Lava Jato e até por questionamentos sobre onde se poderia comprar uma camiseta como a exibida pelo procurador.

“República de Curitiba” foi uma das expressões usadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante conversas gravadas com a autorização do juiz Sérgio Moro e divulgadas em março. “Liga da Justiça” é uma alusão ao seriado de desenho animado criado pela DC Comics nos Estados Unidos. Entre os principais integrantes da Liga são os personagens Super-Homem e Batman.  Ironicamente, porém, no Brasil o termo também ficou conhecido por ser o nome dado a uma das principais milícias formadas por agentes de segurança do Rio de Janeiro.