Olímpio nega que deixará candidatura em SP: "tem partido querendo comprar consciências"
O deputado federal Major Olímpio (Solidariedade-SP) negou que seu partido vá desistir de sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo para fazer alianças com outras siglas. “Não tenha a menor dúvida [de que serei candidato]. Tem alguns partidos achando que podem comprar consciências”, disse o político em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta sexta (8).
A disputa por alianças está crescendo à medida que o prazo para a definição das candidaturas se aproxima e acertos já são feitos. Dos 35 partidos existentes, sete já estão alinhados em torno do empresário João Doria Jr. (PSDB). O tucano conta com o apoio de PSB, PV, PHS, PMB, PPS e o PP, que anunciou sua aliança com o PSDB na noite de quinta (7).
Além de Olímpio e Doria, a disputa pela Prefeitura paulistana deve ter ao menos outros 11 candidatos. Haveria, então, 16 partidos disponíveis para coligações. Desses, quatro já estariam com a campanha à reeleição do atual prefeito, Fernando Haddad (PT): PDT, PCdoB, PR e PROS. Dos 12 restantes, há partidos que não devem fazer coligações, como PCO, PSTU e Novo.
Na pesquisa de intenção de voto feita pelo Ibope em 21 de junho, Olímpio apareceu empatado com outros sete pré-candidatos em segundo lugar. Ele foi escolhido por 2% dos entrevistados. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, esse número pode ir de 0% a 6%.
Questionado sobre a diminuição do tempo do horário eleitoral no rádio e na televisão, Olímpio acredita que as estratégias de campanha deverão ser diferentes das últimas eleições, principalmente pela mudança no financiamento de campanhas. “Até pela mudança [da lei], não permitindo doação de empresa, vamos voltar para a sola de sapato, com investimentos nas redes sociais”.
Levantamento do UOL mostrou que Olímpio é o pré-candidato que mais usa o Facebook. Ele publicou 18% das 3.979 postagens feitas por todos postulantes à Prefeitura de São Paulo na rede social.
*Colaborou Nathan Lopes, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.