Topo

Após Lula virar réu pela 4ª vez, defesa diz que denúncia é "acusação frívola"

Paulo Whitaker/Reuters
Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/12/2016 23h55

A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota oficial na noite desta sexta-feira em que chamou de "acusação frívola contra o ex-presidente e seus familiares" a denúncia pela qual o petista se tornou réu pela quarta vez.

A Justiça Federal de Brasília acatou nesta sexta denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal na semana passada, pela qual Lula é acusado dos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes.

No texto, assinado pelo advogado Cristiano Zanin Martins, a defesa diz que a nova ação da Justiça Federal "Faz parte de uma tática de tentar desconstruir a imagem de Lula e de prejudicar a sua atuação política".

Além de Lula, também viraram réu o filho dele, Luis Cláudio, e dois empresários, Mauro Marcondes e Cristina Mautoni. A decisão é do juiz Vallisney de Souza Oliveira.

A denúncia aponta a atuação de Lula para interferir na compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro e na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627. Os casos ocorreram entre 2013 e 2015, quando Lula já não era presidente -- à época, a presidente era a também petista Dilma Rousseff, ex-ministra dos governos Lula.

Segundo o MPF, na condição de ex-presidente, Lula integrou um esquema que vendia a promessa de que ele poderia interferir junto ao governo para beneficiar as empresas MMC, grupo Caoa e Saab.

Os advogados de Lula dizem que ele "não teve qualquer atuação, sozinho ou com outros denunciados, no processo de escolha e compra desses caças pelo Brasil, em dezembro de 2013, e muito menos solicitou ou obteve qualquer vantagem indevida em decorrência dessa aquisição".

"Luis Claudio, por seu turno, prestou serviços à Marcondes & Mautoni e recebeu os valores contratados, com o recolhimento dos impostos devidos. Tais valores foram destinados a patrocinar o campeonato de futebol americano que era organizado por Luis Claudio no país", informou a defesa, em nota.