Ainda sem banho de sol, Lula lê Elite do Atraso na cadeia, relata advogado

Nathan Lopes

Do UOL, em Brasília

  • J.F.Diorio/Estadão Conteúdo

    Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba

    Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba

Preso há quase 48 horas na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não tomou banho de sol e tem dedicado a maior parte do seu tempo à leitura, segundo relatou o advogado Cristiano Zanin Martins, que esteve na sede da PF nesta segunda-feira (9). Foi a segunda vez que o defensor, desta vez acompanhado por sua esposa, a também advogada Valeska Teixeira Martins, visitou seu cliente na capital paranaense.

"Um dos livros que o presidente está lendo é Elite do Atraso, do Jessé de Souza", contou Zanin. "Ele está passando o tempo principalmente com a leitura", comentou o advogado.

De acordo com Zanin, Lula está "bem sereno, embora indignado com o fato de estar preso sem ter cometido qualquer crime". Lula foi condenado a mais de 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Leia também:

Sobre o banho de sol, ele disse que isso "está sendo organizado". "É uma questão interna da Polícia Federal, que vai ser organizado acredito que brevemente". Zanin disse que a questão das visitas ainda será debatida, mas que o foco é tentar a reversão da ordem de prisão.

Nesta segunda, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, afirmou que o partido está em contato com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e com a PF para tentar flexibilizar os horários de visita do ex-presidente. Segundo as regras da Polícia, os detentos só podem receber familiares e amigos às quartas-feiras.

Lula não comentou com o advogado sobre manifestações externas, vindas do acampamento de apoiadores que fica a cerca de 150 metros da sede da PF. Todos os dias, às 9h30, o grupo grita "Bom dia, companheiro Lula".

O advogado também relatou que o petista ficou contente com a vitória do Corinthians, que se sagrou campeão paulista no último domingo (8). Lula possui um televisor na sala em que está custodiado na PF. O jogo do título, contra o Palmeiras, foi transmitido pela TV Globo.

O ex-presidente está na sede da PF desde as 22h30 de sábado (7), quase 30 horas após o prazo estipulado pelo juiz federal Sergio Moro para que ele se apresentasse voluntariamente à PF para cumprir a pena.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos