Topo

Ao lado de Temer, Villas Bôas diz que "banalização da corrupção" ameaça democracia e pede união

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília*

19/04/2018 10h53Atualizada em 19/04/2018 12h49

Ao lado do presidente Michel Temer (MDB) em evento militar nesta quinta-feira (19), o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, criticou a “banalização da corrupção”, entre outros malfeitos, e exaltou a realização de eleições.

“Não podemos ficar indiferentes aos mais de 60 mil homicídios por ano, à banalização da corrupção, à impunidade, à insegurança ligada ao crescimento do crime organizado, e à ideologização dos problemas nacionais”, afirmou mensagem assinada por ele, mais conhecida como Ordem do Dia.

 “São essas as reais ameaças à nossa democracia e contra as quais precisamos nos unir efetivamente, para que não retardem o desenvolvimento e prejudiquem a estabilidade. O momento requer equilíbrio, conciliação, respeito, ponderação e muito trabalho”, escreveu o general na mensagem, lida por um oficial.

Há duas semanas, na véspera do julgamento que permitiu a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Villas Bôas causou polêmica ao dizer em uma rede social que o Exército não aceitava “impunidade”.

Temer foi alvo de duas denúncias oferecidas pela PGR (Procuradoria-Geral da República) no ano passado, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e obstrução à Justiça. O presidente é investigado em um terceiro inquérito, em andamento no STF (Supremo Tribunal Federal), por suposta corrupção no decreto que beneficiou o setor portuário.

“Nas eleições que se aproximam, caberá à população definir, de forma livre, legítima, transparente e incontestável, a vontade nacional. Definido o resultado da disputa, unamo-nos como Nação. Será esse o caminho para agregar valores, engrandecer a cidadania e comprometer os governantes com as aspirações legítimas de seu povo. O Exército acredita nesse postulado”, completou.

Temer e Villas Bôas participaram nesta quinta de solenidade em homenagem ao Dia do Exército – comemorado todo 19 de abril – no Quartel-General da Força em Brasília. Foram entregues a condecoração da Ordem do Mérito Militar a mais de 350 pessoas e instituições.

Entre os agraciados estiveram os ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, além do diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro. 

Nesta semana, em evento na universidade norte-americana de Harvard, o ministro do STF Luís Roberto Barroso defendeu os militares e disse não haver mais “razão para temê-los”.

Ainda na mensagem, Villas Bôas ressaltou a importância do Exército para o Brasil e citou trabalhos como a intervenção federal na área de segurança pública no Rio de Janeiro, assistência no semiárido nordestino, vigilância das fronteiras, vistoria em presídios, construção e recuperação de vias e as missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas).

Em breve discurso feito antes da leitura da mensagem, ele agradeceu a presença de Michel Temer na solenidade e de demais autoridades do Judiciário e do Legislativo. Segundo o comandante, as presenças são uma demonstração da boa prática da Constituição Federal.

Neste ano, também se comemoram os 370 anos da Batalha dos Guararapes, considerada o berço do Exército brasileiro.

Em mensagem do presidente Michel Temer, também lida por um oficial no evento, ele exaltou as Forças Armadas e sua atuação junto ao governo federal. Segundo ele, os militares continuam a encarnar abnegação, profissionalismo e amor à Pátria. Como exemplo, citou ações, dentre as quais a intervenção no Rio, “sempre à luz da Constituição”.

“Agora mesmo no Rio de Janeiro testemunhamos a dedicação do Exército, como das demais Forças, a missão incontornável de romper a ordem pública naquele Estado, ordem que vinha gravemente comprometida pela ação intolerável do crime organizado. Em tudo isso, sabemos hoje poder contar com o denodo de nosso Exército”, afirmou na mensagem.

A mesma mensagem de Villas Bôas foi lida em cerimônia no Rio de Janeiro. O general Walter Braga Netto, interventor federal do Rio, participou da cerimônia e entregou pessoalmente aos agraciados medalhas da Ordem do Mérito Militar e do Exército Brasileiro, além de diplomas de Colaborador Emérito do Exército. A lista de condecorados reuniu desembargadores, juízes, políticos, entre outros representantes do meio jurídico e da sociedade civil.

Bolsonaro assediado

O pré-candidato à Presidência e militar da reserva Jair Bolsonaro (PSL-RJ) esteve presente junto com o filho, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e foi tietado para fotos por alunos do Colégio Militar de Brasília. Em determinado momento, ele chegou a colocar a boina vermelha de um dos estudantes na cabeça para tirar as fotografias.

Após o evento, Jair Bolsonaro continuou a ser fortemente requisitado para fotos e cumprimentos. Questionado se estava nadando de braçadas, ele disse estar “graças a Deus, em todo os lugares do Brasil, não aqui apenas”. Ele comparou a situação a uma piscina olímpica. “Se eu não estiver bem na minha casa, como posso estar bem na sua?”, falou rindo, ao acrescentar que tem grande aceitação entre pessoas de 16 a 24 anos, como os alunos do Colégio Militar.

Questionado sobre como avaliou a mensagem do general Villas Bôas, disse “só está faltando eu assinar embaixo as ordens do dia dele, tá ok?”. “Recebo com muita satisfação. Nós somos brasileiros, cidadãos e temos que participar da vida política, mesmo que seja de forma discreta, mas tem. Ele quando fala, ele fala com toda a certeza em nome de todos os seus subordinados.” (*Colaborou Hanrrikson de Andrade, do Rio)