Topo

Após críticas, Temer grava vídeo com recado a Doria: "desacelera"

Do UOL, em Brasília

19/09/2018 18h59Atualizada em 19/09/2018 20h20

Em novo vídeo publicado no Twitter, o presidente Michel Temer (MDB) rebateu críticas a seu governo feitas pelo candidato ao governo de São Paulo João Doria (PSDB) durante a campanha eleitoral.

Temer afirma que o candidato tucano já fez elogios à sua gestão e recebeu ajuda do governo federal durante seu mandato como prefeito da capital paulista. Doria renunciou ao cargo em abril para disputar o governo do estado.

"Você tem usado a propaganda eleitoral para fazer críticas diretas ou indiretas a meu governo. Ou seja, você está se desmentindo porque ao longo do tempo você inúmeras vezes elogiou o meu governo", diz Temer, no vídeo, publicado no perfil pessoal de Temer na rede social.

"Você me pediu muito auxílio aqui no governo federal e nós demos ao povo paulistano", afirma o presidente.

Temer também afirma que muitos dos partidos que dão apoio político a seu governo compõem a aliança que apoia a candidatura de Doria.

"Por outro lado, João, quero lembrá-lo que, na verdade, as pessoas, os partidos de sua base eleitoral aí em São Paulo são os mesmos partidos que apoiam o meu governo. E você muitas vezes tenta dissociar a figura do presidente da República da figura dos partidos que o apoiam, mas eles estão no meu governo e estão apoiando precisamente você", diz Temer.

Ao final, o presidente faz referência ao bordão de campanha do tucano e pede a Doria: "desacelera".

Este não é o primeiro vídeo que Temer publica para rebater críticas. O presidente já foi às redes sociais acusar o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, de dizer "falsidades" contra seu governo e também recusou o rótulo de "golpista" em vídeo endereçado ao candidato do PT, Fernando Haddad.

Doria minimiza vídeo e elogia Temer

Indagado sobre o vídeo gravado por Temer, Doria minimizou o conteúdo e fez elogios ao emedebista.

“Eu não falto com a verdade, aliás, elogiei a reforma trabalhista e continuo elogiando, ela foi muito importante e feita pelo governo dele [Temer]”, declarou na noite desta quarta, após participar do debate entre candidatos ao governo de São Paulo promovido por UOL, Folha e SBT.

O tucano lembrou ainda ter defendido outras posições de Temer, como a lei da terceirização. “Nunca me referi de maneira desairosa ou desrespeitosa ao presidente Temer”, reforçou. 

Questionado sobre que avaliação faz hoje do presidente –que detém mais de 80% de desaprovação, segundo os levantamentos mais recentes --, esquivou-se. “Não cabe a mim fazer esse tipo de avaliação, cabe ao PSDB. Sou candidato ao governo de São Paulo”, resumiu.