Ex-ministro da Justiça defende decisão de Lula sobre Battisti
O ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) defendeu nesta sexta-feira (14) a decisão de conceder refúgio político ao italiano Cesare Battisti, tomada por ele em 2009, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-ativista teve a prisão determinada pelo ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), conforme decisão divulgada na noite desta quinta (13), mas está foragido.
No Twitter, o petista disse que seu despacho na época "foi jurídico, não político", e seguiu orientação do próprio Supremo no caso do também italiano Achille Lollo, que teve o pedido de extradição negado pela Corte, em 1993. Jornalista, ele é ex-adepto do Poder Operário e foi acusado de matar duas pessoas no país natal.
Tarso Genro lembrou ainda que o defensor de Battisti à época, o então advogado Luís Roberto Barroso, que depois se tornaria ministro do STF, apresentou "argumentos jurídicos fortíssimos" em favor de Battisti. "A Globo bolsonarista é que está contente por ideologia", criticou o ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Sul.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.