Topo

Bolsonaro comemora prisão de Battisti: "Finalmente justiça será feita"

Bolsonaro parabeniza 'captura do terrorista Battisti'

UOL Notícias

Nathan Lopes

Do UOL*, em São Paulo

13/01/2019 09h05Atualizada em 13/01/2019 15h59

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) parabenizou os responsáveis pela prisão do terrorista italiano Cesare Battisti e voltou a criticar o PT. Em mensagem publicada em seu perfil no Twitter, Bolsonaro disse que "finalmente a justiça será feita ao assassino italiano e companheiro de ideais de um dos governos mais corruptos que já existiram do mundo (PT)".

Foragido desde dezembro, Battisti foi preso no sábado (12) em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Segundo assessor da Presidência, ele deve ser trazido ao Brasil para depois der extraditado para a Itália.

Bolsonaro também enviou uma mensagem em italiano ao ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini: "parabéns, e conte sempre conosco".

Preso enquanto caminhava pela rua

Condenado na Itália por quatro assassinatos na década de 1970, Battisti foi preso na tarde de sábado (12) por uma equipe da Interpol formada por agentes italianos e brasileiros. Ele caminhava pela rua em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e não ofereceu resistência, segundo fontes do Ministério do Interior da Itália.

No momento da detenção, Battisti respondeu à polícia em português e mostrou um documento brasileiro que confirmou sua identidade.

Repercussão na Itália

O ministro do Interior, Matteo Salvini, usou o Twitter para agradecer Bolsonaro pela colaboração, assim como as autoridades bolivianas. Ele afirmou que Battisti é "um criminoso que não merece uma vida cômoda na praia, mas acabar seus dias na prisão".

"O meu primeiro pensamento vai para os familiares das vítimas deste assassino, que durante tempo demais gozou de uma vida que vilmente tirou de outros, protegido pela esquerda de meio mundo", escreveu Salvini.

O ministro da Justiça da Itália, Alfonso Bonafede, declarou que o foragido "agora será entregue à Itália" para que cumpra sua pena: "Quem se equivoca deve pagar, e Battisti também pagará".

"O tempo passado não sanou as feridas que Battisti deixou nas famílias das suas vítimas e no povo italiano, assim como que não diminuiu o desejo humano e institucional de obter justiça", escreveu o ministro no Facebook.

Importantes membros da oposição ao governo italiano, do Movimento Cinco Estrelas e da ultradireitista Liga, expressaram sua alegria pela detenção de Battisti. Entre eles está o ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, do Partido Democrata.

"A detenção de Battisti na Bolívia é uma boa notícia. Todos os italianos, sem nenhuma distinção de tendência política, desejam que um assassino deste tipo seja devolvido o mais rápido possível ao nosso país para cumprir a pena. Hoje é um dia para a justiça", disse Renzi.

(Com EFE e RFI)