Topo

Com sanção de Bolsonaro, Ulysses e mulher de Zumbi viram heróis da Pátria

Ulysses Guimarães presidiu a Assembleia Nacional Constituinte, em 1988 - ABR
Ulysses Guimarães presidiu a Assembleia Nacional Constituinte, em 1988 Imagem: ABR

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

25/04/2019 10h21

O presidente Jair Bolsonaro sancionou as leis que tornam heróis da Pátria Dandara dos Palmares, mulher de Zumbi dos Palmares, e o ex-deputado federal Ulysses Guimarães. Os nomes deles passarão a constar no "Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria". A sanção consta na edição de hoje do Diário Oficial da União.

A ação de Bolsonaro é meramente burocrática. A inclusão dos nomes de Ulysses e Dandara no livro foi aprovada pela Câmara e pelo Senado. Além deles, a sanção também envolve o nome de Luiza Mahin, mãe do poeta e advogado abolicionista Luiz Gama.

Ilustração da guerreira Dandara - @Lole - @Lole
Ilustração da guerreira Dandara
Imagem: @Lole
Os nomes de Dandara e Luiza foram sugeridos em 2015 pela então deputada federal Tia Eron (PRB-BA), atual secretária de Políticas Públicas para Mulheres do governo Bolsonaro. Quando apresentou o projeto à Câmara, Tia indicou que ambas são "ícones da luta pela abolição da escravatura". "Elas têm imenso valor simbólico de reparação e de reafirmação negra e feminina", escreveu na ocasião.

No projeto, a então parlamentar disse que Dandara, falecida em 1694, auxiliava Zumbi "na concepção de planos de defesa do Quilombo", além de atuar na organização da comunidade. Bolsonaro chegou a ser denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) sob acusação de racismo por frases sobre quilombolas. O STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou a denúncia.

Já Luiza esteve envolvida em levantes de escravos que aconteceram na Bahia no século 19. "Sua inexorável crença na liberdade e a facilidade que tinha para circular pelas ruas como quituteira transformaram-na em uma das principais articuladoras do movimento Malê", disse Tia.

As duas homenageadas foram citadas no samba-enredo da escola de samba Mangueira, campeã do Carnaval deste ano no Rio de Janeiro, ao lado da vereadora Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018.

Dandara e Luiza Mahin foram homenageadas pela Mangueira

UOL Entretenimento

Já o nome de Ulysses Guimarães (MDB) foi sugerido pelo Ministério da Cultura ao Congresso em 2016, na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB). Ulysses foi presidente da Assembleia Nacional Constituinte, "onde se destacou como figura fundamental na promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil", argumentava o ministério. Ele estava em um helicóptero que caiu em 1992, mas seu corpo jamais foi encontrado.

O Livro dos Heróis da Pátria tem como objetivo "o registro perpétuo do nome dos brasileiros ou de grupos de brasileiros que tenham oferecido a vida à Pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo".

Brasileiros são indicados para o grupo por meio de projeto de lei oferecido ao Congresso. Podem ser homenageadas pessoas que tenham falecido há pelo menos dez anos.

Leandro Karnal relembra trajetória de Zumbi dos Palmares

Band News