PUBLICIDADE
Topo

Frota distribui vídeo com elogios de Bolsonaro após ironia de presidente

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

15/08/2019 16h21

O deputado federal Alexandre Frota, expulso do PSL após críticas a Jair Bolsonaro, distribuiu um vídeo com elogios do presidente a ele, após o chefe do Executivo ironizar ao ser perguntado sobre o parlamentar: "Nem sei quem é... Quem é esse Alexandre Frota?".

O vídeo, intitulado "A hipocrisia de Bolsonaro com Frota", reúne falas do presidente elogiando seu então cabo eleitoral, como quando o convidou para ser ministro da Cultura, quando ainda era candidato à Presidência, e quando disse considerá-lo como um irmão, durante entrevista à jornalista Mariana Godoy, na RedeTV!.

O PSL expulsou Frota na última terça. Nas semanas anteriores, ele havia criticado diversos temas abordados pelo presidente e pelo PSL e atacou o guru político de parte dos bolsonaristas, Olavo de Carvalho.

Entre as críticas recentes feitas por ele, no começo da semana ele disse em entrevista ao Buzzfeed: "Herói não é Ustra, é Ayrton Senna", afirmou, referindo-se ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra --torturador da ditadura militar, cujos crimes foram reconhecidos pela Justiça, morto em 2015.

Frota e Bolsonaro já estiveram juntos, como na foto acima, de 29 de maio, quando conversaram na Câmara dos Deputados. O ator e deputado foi da "tropa de choque" do presidente, visitou o ainda candidato no hospital na época do atentado a facada e foi cotado como ministro da Cultura.

O parlamentar teve papel relevante na articulação da reforma da Previdência e trabalhou junto ao governo para blindar ministros em audiência pública, como Paulo Guedes (Economia). Mas nas últimas semanas aumentou o tom de críticas à legenda e ao presidente. Um dos panos de fundo para esse embate é a disputa por poder internamente na sigla.

Política