Bolsonaro passa a receber alimentação líquida pela boca, informa hospital
Gustavo Maia
Do UOL, em São Paulo
Internado na Unidade de Terapia Semi-Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) começou nesta quarta-feira (19) a receber "alimentação líquida" pela boca e teve "boa tolerância". A informação consta de boletim médico divulgado nesta tarde.
Segundo o comunicado, Bolsonaro permanece com boa evolução clínica e segue com nutrição parenteral (pela veia), sem febre ou qualquer sinal de infecção e realizando exercícios respiratórios e caminhadas. O boletim foi assinado pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo, pelo clínico e cardiologista Leandro Echenique e pelo diretor superintendente do Einstein, Miguel Cendoroglo.
Na terça-feira (11) da semana passada, o deputado chegou a retirar a sonda nasogástrica que usava, tomou um suco e comeu um pedaço de pão --sua primeira e única refeição sólida desde o dia da facada. No dia seguinte, ele teve que ser submetido a uma cirurgia de emergência por conta de uma obstrução no intestino.
Apesar de a equipe médica ainda não ter divulgado qualquer previsão de alta do presidenciável, internado desde que levou uma facada há 13 dias, familiares e aliados já começaram a planejar os passos do deputado federal para quando ele deixar o hospital.
Leia também:
- Braço direito de Bolsonaro rejeita política e vê luta contra "força do mal"
- Bolsonaro é submetido a cirurgia de emergência
- PF vai abrir segundo inquérito para investigar agressão a Bolsonaro, diz ministro
Com a prudência de quem viu o candidato passar por uma imprevista cirurgia de emergência na quarta (12), o entorno de Bolsonaro trabalha com a expectativa de que a internação dure no máximo outras duas semanas. O presidenciável sairia do Albert Einstein, portanto, a alguns dias do 1º turno, marcado para 7 de outubro.
Ele não apresenta febre, que poderia ser um indício de infecção, e ainda terá que passar por outra cirurgia, provavelmente até o fim do ano, para se livrar da bolsa de colostomia --exteriorização de uma parte do intestino para a excreção de fezes.
De volta para o Rio
O plano da família é que o presidenciável seja levado de volta para o condomínio onde vive na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo um de seus filhos, o também deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), é possível que a família acione o chamado "home care" [atendimento domiciliar], se os médicos entenderem necessário.
De acordo com quem visitou o presidenciável nos últimos dias, Bolsonaro está muito ansioso para deixar o hospital. "Ele quer sair de lá hoje. Ele está louco para ir para a rua panfletar", disse nesta terça (18) o deputado estadual Flávio Bolsonaro, outro filho de Jair. Mas o quadro clínico de Jair Bolsonaro ainda inspira cuidados.
Embora as limitações médicas dificultem planos de campanha, Eduardo disse achar que, se continuar evoluindo, o pai terá condições de participar do último debate do 1º turno, promovido pela TV Globo. "Se o médico liberar, vontade não falta", declarou o parlamentar, após reunião da cúpula da campanha do presidenciável, em São Paulo.
Flávio destacou que a decisão dependerá das orientações da equipe médica.
Nos últimos dias, a recuperação de Bolsonaro tem animado familiares e aliados. Durante reunião entre integrantes da cúpula da campanha nesta terça, a cautela deu lugar à euforia em alguns momentos. A jornalistas, Flávio disse que a reunião era um "ato para mostrar que o capitão voltou com toda a força, injetando ânimo aqui em todos nós". O presidenciável é capitão da reserva do Exército.
"Já está escrevendo num papel, dando as missões para cada um, dentro do seu segmento, da sua área", declarou o filho do candidato, que tenta uma vaga no Senado pelo Rio de Janeiro. Na tarde desta terça, outro filho o presidenciável, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), publicou uma foto no perfil do pai na qual ele aparece com uma caneta na mão e segurando uma prancheta.
Nesta terça, ele foi visitado pelo general Augusto Heleno, também da reserva do Exército, e demonstrou bom humor, segundo o militar. Heleno contou que os dois conversaram sobre histórias antigas das Forças Armadas.
Na tarde desta quarta, Bolsonaro recebeu a visita do ator e empresário Alexandre Frota, candidato a deputado federal de São Paulo pelo PSL. Ao divulgar uma foto do encontro no Twitter, Frota disse que o amigo está a cada dia melhor.
Veja como foi o ataque ao candidato Jair Bolsonaro
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- Juiz autoriza realização de exame psiquiátrico em agressor de Bolsonaro
- Vendedor de livros, pastor e 'quase candidato': o passado de Adélio Bispo
-
- Ibope: Bolsonaro lidera com 28%; Haddad sobe 11 pontos em 7 dias e tem 19%
- Bolsonaro vence Marina e empata com três em eventual 2º turno, diz Ibope
- Depois de alta, Bolsonaro deve ficar no Rio e estuda ir a debate da Globo
- Bolsonaro posta foto caminhando no hospital e agradece apoio em rede social