Topo

Bolsonaro espera desculpas de Macron e diz que não ofendeu primeira-dama

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

27/08/2019 12h56

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que só conversará com Emmanuel Macron sobre a ajuda financeira para proteger a Amazônia quando o líder francês pedir desculpas a ele por ter sido chamado de mentiroso a respeito dos compromissos do governo brasileiro com o meio ambiente.

"Olha só, primeiramente o seu Macron deve retirar os insultos que ele fez à minha pessoa. Primeiro, me chamou de mentiroso. Depois, informações que eu tive, de que a nossa soberania está em aberto na Amazônia. Então, você realmente, para conversar ou aceitar qualquer coisa da França, que seja das melhores intenções possíveis, ele vai ter que retirar essas palavras", avisou Bolsonaro na manhã de hoje.

"Primeiro ele retira, depois ele oferece, daí eu respondo", ressaltou o presidente. Questionado sobre a ofensa à primeira-dama francesa, Brigitte Macron, Bolsonaro negou tê-la ofendido e comentou a foto depreciativa para alertar o seguidor que a publicou.

"A mulher dele, eu não botei aquela foto, alguém que botou a foto lá e eu falei para não falar besteira, é isso que eu botei embaixo", disse Bolsonaro, irritado com a repercussão da ofensa.

"Ô, não queiram levar para esse lado, que a questão pessoal, familiar, eu não me meto. Se é para continuar pergunta desse padrão, vai acabar a entrevista", ameaçou. Os jornalistas insistiram, e Bolsonaro concluiu a entrevista coletiva: "Meu comentário foi para não insistir nessa postagem".