Topo

Toffoli diz que inquérito do STF descobriu ameaças gravíssimas a ministros

Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

18/09/2019 10h47

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, disse que o inquérito aberto pelo tribunal para apurar ataques ao STF descobriu "ameaças gravíssimas" a ministros e cidadãos. A declaração foi dada em entrevista para a "Globo News".

O inquérito citado por Dias Toffoli foi aberto no dia 14 de março deste ano com a intenção de apurar "notícias fraudulentas" e ofensas e ameaças que "atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares".

"Nós conseguimos, através desse inquérito, descobrir ameaças extremamente gravíssimas, que não vou entrar em detalhe, na deep web. Ameaças de uma gravidade excepcional... a ministros e a cidadãos também", disse Dias Toffoli.

Sem entrar em detalhes sobre as ameaças, Dias Toffoli ressaltou a importância do inquérito, que segundo ele teve como efeito uma diminuição no número de ataques.

"Esse inquérito tem sido extremamente importante para atuar nessas investigações, para também mostrar que, desde a abertura do inquérito, os ataques que eram agressivos, ameaçadores, que extrapolavam liberdade de expressão e iam para a criminalidade, esses ataques diminuíram excepcionalmente", disse.

"No relatório que o ministro Alexandre de Moraes tem, diminuíram 80 %. Até porque muitos desses ataques eram feitos via robôs, seja algo artificial, algo industriado. Algo para criar a instabilidade", completou.