Topo

Partido que "namora" Luciano Huck junta ex-comunistas e liberais

Roberto Freire, presidente do Cidadania, mantém diálogo frequente com o apresentador de TV - Arte UOL
Roberto Freire, presidente do Cidadania, mantém diálogo frequente com o apresentador de TV
Imagem: Arte UOL

Wellington Ramalhoso

Do UOL, em São Paulo

26/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Cidadania mantém interesse na filiação de Luciano Huck
  • Legenda tem origem no antigo Partido Comunista Brasileiro
  • Partido abriu espaço para grupos de renovação política
  • Entre estes movimentos, está o liberal Livres
  • Líderes da legenda e Huck mostram sintonia nos discursos
  • Partido também tem interesse na deputada Tabata Amaral

O apresentador de TV Luciano Huck tem circulado no meio político e é citado como um possível candidato a presidente em 2022. Entre os partidos que dialogam com ele, o mais interessado em um relacionamento sério parece ser o Cidadania, uma espécie de coalizão formada por ex-comunistas, ou seja, de origem esquerdista, e liberais, situados à direita no espectro político.

Líderes do partido, como o presidente Roberto Freire, e os deputados federais Marcelo Calero (RJ) e Daniel Coelho (PE), mostram sintonia com o discurso de Huck, que tem pregado uma aliança do liberalismo econômico com o combate a desigualdades (leia mais abaixo).

O Cidadania é proveniente do PPS (Partido Popular Socialista), fundado em 1992 e originário do antigo PCB (Partido Comunista Brasileiro). A criação do novo partido foi formalizada no primeiro semestre deste ano.

O ex-senador e ex-ministro da Cultura Roberto Freire, 77, também comandava o PPS. Quando se aventou que Huck poderia ser candidato a presidente em 2018, a sigla já despontava como favorita a recebê-lo.

Em contato mais próximo com o apresentador de TV desde 2017, Freire começou a abrir o partido anterior para grupos de renovação política dos quais Huck é vinculado ou próximo. Passaram, então, a entrar no PPS integrantes de movimentos como o Agora! e o liberal Livres, grupo que abandou o PSL quando o então deputado federal Jair Bolsonaro ingressou na sigla.

Na criação do Cidadania, os dois grupos acima e também o Acredito conquistaram um assento cada no Diretório Nacional da legenda. Integrante do Livres, o deputado Daniel Coelho foi escolhido para ser o líder do partido na Câmara.

"O muro caiu"

"Como aqueles que tiveram origem comunista estão abrindo o diálogo com os liberais? O muro caiu [referência ao Muro de Berlim, símbolo da divisão entre comunistas e capitalistas que foi destruído em 1989]. Não tem mais o entendimento que se tinha anteriormente. O mundo é outro", diz Roberto Freire.

"O Cidadania está trazendo o pensamento liberal, fundamentalmente na questão política, na defesa das liberdades da democracia e na discussão do que é esta nova economia. Os sociais-democratas têm a luta pela igualdade de oportunidades e mais justiça social, o que é fundamental para o Brasil, que continua sendo uma das sociedades mais injustas e desiguais do mundo. Este é o diálogo que a gente está construindo", comenta o veterano político.

Luciano Huck - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
"Se a gente não cuidar das pessoas este país vai implodir", afirma Luciano Huck
Imagem: Reprodução/TV Globo

Liberalismo e "afetividade"

Huck, 48, tem discurso semelhante. Ontem, em evento em São Paulo, ele manifestou concordância com as "teses liberais" na economia, mas afirmou que elas precisam ser acompanhadas da "afetividade", sob o risco de a desigualdade social gerar reações populares como as que sacodem o Chile.

"O Chile, quando você conversa com os liberais, até 15 dias atrás era o 'state of art' (estado da arte). Só que esqueceram das pessoas. Então virou exemplo de eficiência sem afetividade. O que está acontecendo no Chile tem que ser uma lição", disse o apresentador.

"Fora da polarização"

Também ex-ministro da Cultura, o deputado Marcelo Calero, 37, integra o Agora!, do qual Huck faz parte, e o Livres. Ele aponta o apresentador de TV como uma referência, um líder e um incentivador. E diz que o Cidadania quer "mostrar que outro caminho é possível".

"O partido está compromissado em oferecer ao Brasil uma alternativa que não esteja nem à esquerda nem à direita, que não esteja nessa polarização que tomou conta da política brasileira e só está trazendo prejuízos. A gente não precisa estar nessa lógica nem do Lula Livre nem do Bolsomito", comenta Calero.

"A gente está num ambiente de muita convergência entre os liberais do Livres e os que vêm do PCB e foram fazendo uma evolução de posições até uma defesa da social-democracia. Para buscar convergências, a gente tem evitado os rótulos. Porque nos objetivos quase não há divergências entre os sociais-democratas e os liberais que estão no Cidadania. Todos defendem a modernização do Estado, as reformas estruturadoras e reconhecem que temos uma dívida social", afirma Daniel Coelho.

Marcelo Calero - Alan Marques/Folhapress - Alan Marques/Folhapress
Deputado Marcelo Calero afirma que Cidadania cumpre o que prometeu a movimentos de renovação
Imagem: Alan Marques/Folhapress

O pêndulo se move

Roberto Freire define o partido da mesma forma que classificava o PPS: como social-democrata, posicionado na centro-esquerda, mas a presença liberal tende a mudar o pêndulo. "O Cidadania está se posicionando como um partido de centro, plural e com uma coalizão dos sociais-democratas e liberais", afirma Paulo Gontijo, diretor-executivo do Livres.

"Quando a gente foi convidado a participar do Cidadania, quando as portas foram abertas pelo Roberto Freire, o convite foi feito para a gente construir um novo partido. Ele queria que o então PPS e quem tivesse entrando ajudassem a criar uma coisa diferente", prossegue Gontijo.

Ligação fortalecida com grupos de renovação

Enquanto partidos como PDT e PSB se desentendem com parlamentares originários de grupos de renovação política como os deputados Tabata Amaral (SP) e Felipe Rigoni (ES), o Cidadania é elogiado por Calero e Coelho. De acordo com eles, a legenda cumpre o que promete na abertura a estes movimentos.

"No Cidadania, foi assinado um acordo, uma carta de intenções [com os movimentos]. E esse acordo tem sido respeitado integralmente, ao contrário do que aconteceu em outros partidos", afirma Calero.

Neste sentido, o Novo é outra agremiação criticada por Coelho. "Nenhum outro partido abriu espaço na executiva, no estatuto e no programa para os movimentos. A construção do Cidadania é mais democrática, aberta e horizontal. Os outros partidos quiseram usar os votos dos movimentos, mas depois tentam pautar, com sua antiga visão de mundo, o que essas pessoas, que estão chegando e sendo eleitas, vão fazer. O Novo, que tem uma pauta nitidamente liberal, é um partido que tem um dono, e os outros obedecem. Não tem um ambiente de discussões e debates interno como estamos construindo", argumenta Coelho.

Tabata Amaral - Reprodução/TV Cultura - Reprodução/TV Cultura
Partido está de olho na deputada Tabata Amaral
Imagem: Reprodução/TV Cultura

Interesse em Tabata Amaral e Felipe Rigoni

O Cidadania tem uma bancada pequena, formada por nove deputados, e está atento aos impasses entre Tabata Amaral e o PDT e entre Felipe Rigoni e o PSB. Ambos são integrantes do movimento Acredito.

Filiado ao Cidadania, o senador Alessandro Vieira (SE) pertence ao mesmo grupo e mantém diálogo com os colegas. Freire diz que é necessário aguardar a definição da Justiça sobre os pedidos que Tabata e Rigoni fizeram para deixar as legendas. Se conseguirem o rompimento, ele afirma que o Cidadania tem "todo o interesse" em recebê-los.