Topo

Esse conteúdo é antigo

Ricardo Salles diz que suspensão do Novo é "inacreditável" e critica Amoêdo

Ricardo Salles foi com a camisa do Partido Novo a programa da Jovem Pan - Reprodução/Jovem Pan
Ricardo Salles foi com a camisa do Partido Novo a programa da Jovem Pan Imagem: Reprodução/Jovem Pan

Do UOL, em São Paulo

01/11/2019 14h08

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que a suspensão temporária de sua filiação do partido Novo é inacreditável. Em entrevista hoje ao programa Pânico, da Rádio Jovem Pan, Salles compareceu com a camisa do partido e explicou a sua situação.

"Primeiro eu estou aqui com a camisa do Novo para mostrar que eu sou um membro do Novo. (...) Fiz campanha pelo Novo e defendo as ideias. Pessoas preparadas. Existe um alinhamento nesse sentido. Ponto. O que aconteceu com relação à representação? Três pessoas apresentaram uma representação no Conselho de Ética dizendo que eu tinha ido para o governo Bolsonaro sem ter consultado o partido, que as minhas ideias acabavam expondo o partido... Um dos três, logo em seguida, teve que sair do partido porque foi delatado pelo Palocci [Antonio] na Lava Jato. O outro tinha sido um que acho que condecorou alguém do PSOL por questões ideológicas, e o terceiro eu não sei quem é", disse o ministro.

"Entraram com a representação. Quatro pessoas da Comissão de Ética votaram dizendo que a representação não reúne o menor requisito de admissibilidade. Votaram. Não admitiram a representação porque não tinha nada de errado para ser enquadrado na questão ética do partido. Aí vem uma quarta pessoa, se dá por impedida, e é substituída por uma outra. E essa pessoa diz achar que a reapresentação deve ser recebida... Curiosamente prevalece o voto dessa pessoa, destoante dos outros três, e ela vira o relator. E esse relator, monocraticamente, decide suspender a minha filiação. É uma coisa inacreditável. O partido que diz ter a regra de governança, ser o exemplo de postura... se deixa ter uma manipulação. E a manipulação tem uma origem óbvia. O que nós temos que identificar aí? O que está acontecendo por trás disso. Essa é a questão principal."

Questionado sobre uma eventual "puxada de tapete", Salles não hesitou: "Ali [Novo] é o seguinte... Quem não reza a cartilha do Amoêdo ele boicota."

Ricardo Salles: "Amoêdo boicota quem não reza a cartilha dele"

UOL Notícias

Salles ainda completou a crítica a João Amoêdo: "Você tem ali um presidente do partido que deixa a presidência para ser candidato, não se elege e depois volta para a presidência do partido novamente. Vai querer ser candidato de novo... (...) Ele não ajudou o Zema [Romeu] na eleição para governo do estado. Quando o Zema foi eleito, sequer foi lá na posse. Brigou com o Mateus Bandeira no Sul. Agora tem uma resolução nova no partido impedindo a participação das pessoas em movimentos sociais e grupos, pois foi alegado que isso fere a imagem do partido. Ou seja, a pessoa perde completamente a autonomia. (...) É o fim da picada."

A suspensão de Salles valerá até o julgamento em definitivo da denúncia apresentada à Comissão de Ética da legenda. Ele vai a julgamento, segundo o estatuto do Novo, por "risco de dano grave e difícil reparação à imagem e reputação do Novo". A data deste julgamento não foi informada.

O partido não deu detalhes sobre a denúncia. Em publicação no Twitter, o deputado estadual Chicão Bulhões disse que a decisão do partido atende a pedido feito por ele em agosto. O requerimento, na ocasião, solicitava a suspensão da filiação de Salles enquanto ele exercer cargo no governo Bolsonaro.

Ouça o podcast Baixo Clero (https://noticias.uol.com.br/podcast/baixo-clero/), com análises políticas de blogueiros do UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.