Topo

Esse conteúdo é antigo

"Expectativas frustradas", define jornal dos EUA sobre Trump e Bolsonaro

Brendan Smialowski/AFP
Imagem: Brendan Smialowski/AFP

Do UOL, em São Paulo

03/12/2019 14h33

A relação entre os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro foi o tema de uma matéria publicada pelo jornal norte-americano The Washington Post, que descreveu o alinhamento entre eles como "uma derrota diplomática humilhante".

A publicação aborda o anúncio das sobretaxas americanas sobre exportações brasileiras e argentinas de aço e alumínio, indicando que esse ano deveria ser o momento adequado para que o Brasil e os Estados Unidos estreitassem relações.

"Esse novo momento entre os maiores países das Américas trouxe à tona começos enganosos, expectativas frustradas e tuítes vergonhosos", descreve.

Na opinião do jornal, a decisão de Trump parece ter surpreendido o presidente brasileiro, que há um tempo se orgulhava da proximidade entre eles.

"O fato de que ele não teve qualquer aviso da decisão de Trump valida o que está claro há muito tempo: sua tentativa de colocar o maior país da América Latina próximo da administração de Trump está cada vez mais parecendo uma derrota diplomática humilhante", complementou.

A matéria conclui dizendo que o recente "conflito de interesses" pode complicar as iniciativas dos Estados Unidos na América Latina, que incluem restringir os avanços chineses.

"Esse momento e esse tuíte podem ser mais danosos para o relacionamento do que esnobadas recentes de Washington. Trump açoitou, ante 67 milhões de seguidores, um aliado político que investiu capital político significativo tentando conquistá-lo".