"Expectativas frustradas", define jornal dos EUA sobre Trump e Bolsonaro
A relação entre os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro foi o tema de uma matéria publicada pelo jornal norte-americano The Washington Post, que descreveu o alinhamento entre eles como "uma derrota diplomática humilhante".
A publicação aborda o anúncio das sobretaxas americanas sobre exportações brasileiras e argentinas de aço e alumínio, indicando que esse ano deveria ser o momento adequado para que o Brasil e os Estados Unidos estreitassem relações.
"Esse novo momento entre os maiores países das Américas trouxe à tona começos enganosos, expectativas frustradas e tuítes vergonhosos", descreve.
Na opinião do jornal, a decisão de Trump parece ter surpreendido o presidente brasileiro, que há um tempo se orgulhava da proximidade entre eles.
"O fato de que ele não teve qualquer aviso da decisão de Trump valida o que está claro há muito tempo: sua tentativa de colocar o maior país da América Latina próximo da administração de Trump está cada vez mais parecendo uma derrota diplomática humilhante", complementou.
A matéria conclui dizendo que o recente "conflito de interesses" pode complicar as iniciativas dos Estados Unidos na América Latina, que incluem restringir os avanços chineses.
"Esse momento e esse tuíte podem ser mais danosos para o relacionamento do que esnobadas recentes de Washington. Trump açoitou, ante 67 milhões de seguidores, um aliado político que investiu capital político significativo tentando conquistá-lo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.