Topo

Podcast

Baixo Clero

A jornalista Carla Bigatto conduz com analistas um papo sobre temas que dominam a pauta política.


Baixo Clero #25: O que esperar de 2020 na política brasileira

DO UOL, em São Paulo e Brasília

20/12/2019 04h00

Com o primeiro ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro chegando ao final, é possível já vislumbrar alguns caminhos que devem ser percorridos em 2020. Novas reformas estruturantes devem ser apresentadas, como a administrativa e a tributária, o Congresso deve seguir medindo forças com o Executivo e o Judiciário sendo protagonista de decisões que podem influenciar o cenário eleitoral de 2020.

Na última edição da primeira temporada do Baixo Clero, podcast de política do UOL, os blogueiros Josias de Souza, Tales Faria e Leonardo Sakamoto tentam antecipar o que esperar do mundo político no ano que vem, à luz do que ocorreu em 2019.

Para os jornalistas, um caso que terá desdobramentos importantes é o de Fabrício Queiroz e a suposta rachadinha no gabinete de Flávio Bolsonaro, à época em que era deputado estadual na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

"O Flávio está com a marca do Zorro na testa. Esse caso invade 2020 como uma crise esperando para acontecer", afirmou Josias de Souza. Sakamoto, por sua vez, lembrou que Sérgio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública, também fica em uma situação constrangedora por ter a família presidencial envolvida em um caso de corrupção. "Moro acabou se refugiando sob Bolsonaro, que o abraçou em um processo de vassalagem. Ele e Guedes começam 2020 como assessores de Bolsonaro", disse.

Outra questão levantada por Tales é o engessamento do Congresso no segundo semestre, por conta das eleições municipais, o que pode atrasar os planos do governo. "Depois de julho, não passa nenhum tema impopular. Daí a grande dúvida se a reforma tributária será aprovada ainda em 2020", explicou.

Pesquisa do Datafolha mostra que 45% dos eleitores reprovam o trabalho de deputados e senadores. Por isso, segundo os blogueiros, 2020 deve ser um ano de ainda mais atritos entre o legislativo, buscando protagonismo, e o governo personalista de Bolsonaro.

Onde mais ouvir

Você pode ouvir o Baixo Clero em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O podcast está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Castbox e no Google Podcasts.

Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do "Baixo Clero", é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.