Topo

Esse conteúdo é antigo

Weintraub confirma que compartilhou tuíte que chamava Bolsonaro de traidor

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante apresentação do Compromisso Nacional pela Educação Básica, em setembro - Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante apresentação do Compromisso Nacional pela Educação Básica, em setembro Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcelo Oliveira

do UOL, em São Paulo

25/12/2019 21h34

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou, pelo Twitter, que compartilhou mensagem com crítica ao presidente Bolsonaro.

"Dei RT sem querer em um post. Evidentemente que foi um erro", admitiu o ministro da Educação. "Dar RT" significa "retuitar", ou seja, compartilhar na própria timeline uma postagem publicada por outro usuário da rede.

Crítica ao juiz de garantias

No caso, Weintraub se referia ao fato de ter retuitado, mais cedo, um post do youtuber de direita Nando Moura no qual o influenciador digital criticava o presidente Bolsonaro por ter aprovado, no pacote anticrime, a figura do juiz de garantias. Depois de perceber o erro, Weintraub apagou a postagem de Moura de sua linha do tempo no Twitter.

Segundo Moura, Bolsonaro traiu o povo brasileiro e o ministro da Justiça Sergio Moro, que recomendou o veto a este artigo do projeto aprovado pelo Congresso. Associações de classe de juízes, como a Ajufe e a AMB também criticaram a medida.

Bolsonaro traidor

O post de Moura foi um dos primeiros de um conjunto de postagens publicadas a seguir com o termo #BolsonaroTraidor. A hashtag foi o assunto do momento no Brasil no Twitter ao longo de várias horas neste feriado de Natal.

Segundo Abraham Weintraub, ele está viajando em um navio com internet intermitente e fica horas sem acesso à web. Ele não explicou, contudo, como a falta de rede contribuiu para o compartilhamento de um conteúdo contra o governo do qual é ministro.

Irmão defendeu ministro

Antes do ministro, seu irmão, o professor de direito Arthur Weintraub, assessor especial do presidente Bolsonaro, veio a público, também no Twitter, para defender o irmão.

Segundo o assessor, o irmão é um "tiozão de internet" que "fica folhando (sic) posts e dá like e RT sem querer".

De acordo com Arthur Weintraub, seu irmão iria gravar um vídeo para explicar o erro. Até a conclusão dessa reportagem tal vídeo não foi ao ar.