Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputado Fernando Monteiro (PRTB) morre em São Paulo

Deputado Fernando Monteiro (PRTB) morre em São Paulo - Divulgação/Alepi
Deputado Fernando Monteiro (PRTB) morre em São Paulo Imagem: Divulgação/Alepi

Do UOL, em São Paulo

26/12/2019 11h57

O deputado estadual do Piauí Fernando Monteiro (PRTB) morreu nesta manhã no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde fazia tratamento contra um câncer hepático e aguardava um transplante de fígado. A informação é da assessoria de imprensa da Alepi (Assembleia Legislativa do Piauí), onde Monteiro era vice-presidente.

O deputado tinha 68 anos e deixa a esposa Fabiana e três filhos: Marcos, Fernando e Lauro.

O velório acontecerá amanhã no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade na Assembleia Legislativa, a partir das 8h. O enterro será Cemitério São José, na zona norte de Teresina.

Fernando Alberto de Brito Monteiro nasceu em Teresina, em 20 de junho de 1951. Economista, exerceu os cargos de consultor técnico do CEAG/PI; professor da Escola Técnica Federal do Piauí e da Universidade Federal do Piauí. Elegeu-se vereador de Teresina, exercendo o mandato de 1983 a 1988.

Foi eleito deputado estadual em 1986, reelegendo-se sucessivamente. Foi secretário de Estado da Defesa Civil no segundo governo Hugo Napoleão e no segundo governo Wellington Dias, presidente do PRTB no Piauí e presidente da Escola de Samba Ziriguidum, em Teresina.

Em nota, o presidente da Alepi, Themistocles Filho, se solidarizou com a família e os amigos do parlamentar e declarou luto oficial de três dias.

O governo do estado também emitiu nota lamentando o falecimento do deputado. O governador Wellington Dias (PT) decretou luto oficial de três dias e a bandeira ficará a meio mastro.

"O Governo do Estado destaca a contribuição de Fernando como parlamentar, gestor e cidadão ao desenvolvimento do Piauí. Monteiro também era um grande incentivador da cultura e do esporte piauiense. Durante muito tempo, foi um dos principais apoiadores do Carnaval de Teresina, à frente da escola de samba Ziriguidum, da qual foi presidente por vários anos", diz um trecho do comunicado.

Ouça o podcast Baixo Clero com análises políticas de blogueiros do UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.