Topo

Esse conteúdo é antigo

Janaina Paschoal cobra atuação de Eduardo Bolsonaro em vetos ao Orçamento

A deputada estadual Janaina Paschoal é do mesmo partido de Eduardo Bolsonaro - 18.fev.2019 - BRUNO ROCHA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
A deputada estadual Janaina Paschoal é do mesmo partido de Eduardo Bolsonaro Imagem: 18.fev.2019 - BRUNO ROCHA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Brasília

29/02/2020 15h10

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) usou as redes sociais para cobrar a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na disputa entre o Planalto e o Congresso Nacional pelo controle de R$ 30 bilhões do Orçamento.

O presidente Jair Bolsonaro vetou dispositivo da Lei Orçamentária que daria aos parlamentares um maior controle sobre a aplicação desses recursos.

Agora, na próxima terça-feira (3), o Congresso Nacional se reúne para votar o veto presidencial e pode retomar o controle sobre essa fatia do Orçamento. Não há consenso sobre se o veto será mantido ou não. As declarações do ministro Augusto Heleno (GSI), de que o Congresso faz "chantagem", tensionaram a relação entre os Poderes. O acordo inicial era devolver parte dos R$ 30,1 bilhões, mas com as polêmicas, os parlamentares não sabem dizer se o acordo permanece.

"Eduardo Bolsonaro vai voltar para defender o Governo do pai? Ou vai seguir viajando pelos EUA, para depois gritar golpe de algum caminhão dia 15?", escreveu a deputada, no Twitter.

"Vamos aguardar para ver o deputado paulista ocupando a Tribuna para defender o veto do Presidente. Ainda tenho esperança que poderei testemunhar uma atuação parlamentar de alto nível", disse Janaína Paschoal.

A votação dos vetos ao Orçamento ocorrerá dias antes da manifestação marcada para o dia 15 em apoio ao governo Bolsonaro. O ato se tornou um ponto de atrito entre Executivo e Legislativo por causa das críticas dos manifestantes ao Congresso Nacional.

A revelação de que o próprio presidente Bolsonaro encaminhou a contatos no WhatsApp vídeos convocando para a manifestação piorou o clima entre o Planalto e os parlamentares.