Topo

Esse conteúdo é antigo

Alcolumbre lamenta 'palavras infelizes' de Eduardo Bolsonaro sobre a China

No Twitter, presidente do Senado ainda manifestou respeito e solidariedade ao povo chinês - Waldemir Barreto/Agência Senado
No Twitter, presidente do Senado ainda manifestou respeito e solidariedade ao povo chinês Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

19/03/2020 21h47

Recentemente diagnosticado com covid-19, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), criticou as declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que acusou a China de tentar esconder a gravidade da disseminação do novo coronavírus.

"Em nome do Senado Federal, manifesto ao povo chinês meu respeito, minha solidariedade e lamento as palavras infelizes de um parlamentar brasileiro ao presidente da China, Xi Jinping, e ao embaixador Yang Wanming", escreveu Alcolumbre no Twitter.

Mais cedo, o Senado já havia emitido um pedido de desculpas à China em razão das acusações feitas por Eduardo. O documento foi assinado pelo vice-presidente da Casa, Antonio Anastasia (PSD-MG), e foi endereçado ao embaixador Wanming.

"Nenhum obstáculo poderá separar nossos povos no combate a uma doença tão intensa e arrasadora que muito nos assusta e comove pelas sucessivas e danosas consequências que sabemos, transcendem ao corpo", diz a nota.

Anastasia também afirmou que a experiência adquirida pelos chineses para combater o novo coronavírus será de fundamental importância para o combate ao vírus no Brasil e no mundo.

O ofício ainda pede ao embaixador que a mensagem seja entregue ao presidente da China, Xi Jinping.

Crise diplomática

Ontem, Eduardo Bolsonaro fez críticas ao governo chinês em uma postagem no Twitter. A manifestação gerou resposta do embaixador da China e da Embaixada. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também se manifestou pelo Twitter para pedir desculpas à China, em nome da Câmara.

O ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, foi na contramão. Ele disse que a China deve desculpas ao Brasil e considerou "inaceitável" as críticas que o embaixador fez a Eduardo.