Topo

Esse conteúdo é antigo

Revista dos EUA chama Bolsonaro de 'líder negacionista do coronavírus'

Do UOL, em São Paulo

29/03/2020 15h43

A revista The Atlantic, em circulação nos Estados Unidos, publicou um artigo na sexta-feira (27), no qual chama o presidente do Brasil Jair Bolsonaro (sem partido) de "líder negacionista do coronavírus".

No texto assinado por Uri Friedman, a revista intitulou "O movimento de negação de coronavírus agora tem um líder" e destacou os desentendimentos do presidente brasileiro com autoridades locais que adotaram medidas mais severas para impedir o avanço do vírus pelo país.

Entre outros tópicos, a publicação citou o pronunciamento de Bolsonaro em que chamou a covid-19 de "gripezinha" e as acusações de que a imprensa local causa "histeria" na população.

As ações de Bolsonaro também foram comparadas a outras autoridades mundiais, como o presidente dos Estados Unidos Donald Trump. A revista ainda chamou o brasileiro de "Trump dos trópicos" e diz que ele "procura imitar o nacionalismo populista de direita do presidente americano desde o lançamento de sua candidatura à presidência em 2018".

"É incrível que [Bolsonaro esteja mantendo] essa atitude ignorante em relação a uma emergência de saúde pública... É loucura o que esse homem está fazendo", disse Paulo Sotero, especialista em Brasil no Wilson Center para a publicação.

Já o editor-chefe da Americas Quarterly, Brian Winter, disse: "Bolsonaro está genuinamente preocupado com o impacto que uma longa quarentena teria na economia, especialmente em um país como o Brasil, onde tantas pessoas mal conseguem sobreviver no dia a dia".