Topo

Esse conteúdo é antigo

Governadores do Nordeste criam comitê científico contra coronavírus

O ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende faz parte do comitê - Valter Campanato/Agência Brasil
O ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende faz parte do comitê Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, em Salvador

30/03/2020 19h01

Os nove governadores do Consórcio Nordeste oficializaram hoje a formação de um comitê científico para auxiliar os gestores da região na tomada de decisões sobre as ações de enfrentamento à crise decorrente do novo coronavírus.

O grupo de trabalho (GT) contará com apoio do cientista Miguel Nicolelis e do físico e ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, que fez parte do segundo mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

O comitê foi idealizado pelo presidente do consórcio, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e terá a primeira reunião amanhã, por videoconferência.

Além de Nicolelis e Rezende, que coordenarão o GT, integrarão o chamado "Comitê Científico do Consórcio Nordeste" médicos, cientistas, físicos e pesquisadores brasileiros reconhecidos internacionalmente.

Segundo a assessoria de Rui Costa, o comitê fará reuniões periódicas com autoridades científicas brasileiras e de outros países, como Itália, Alemanha e China, para discutir soluções na tentativa de mitigar a disseminação de casos da covid-19.

Em outra frente, o grupo emitirá boletins com todos os números da região relativos à doença e divulgará orientações baseadas nas pesquisas realizadas por seus integrantes.

O comitê, que já conta 13 membros, deve permanecer ativo até o fim da pandemia.

"É uma guerra. Precisamos de apoio científico para vencê-la", afirmou o governador Rui Costa.