Topo

Esse conteúdo é antigo

Ibaneis diz que Mandetta "foi tarde" e chama coronavírus de "gripe"

16.ago.2018 - Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal pelo MDB - FáTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
16.ago.2018 - Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal pelo MDB Imagem: FáTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

22/04/2020 11h54

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), disse, em entrevista ao El País Brasil, que o "ministro Mandetta já foi tarde" em referência a demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde no último dia 16. Rocha também revelou que pretende afrouxar as medidas de isolamento no Distrito Federal, falou sobre situação do coronavírus e afirmou que a doença é "uma gripe que muita gente vai pegar".

Na entrevista, Rocha disse que Mandetta realizou um "excelente trabalho [no Ministério] antes do coronavírus". Apesar disso, ele defendeu a mudança na pasta. "(Mandetta foi) colhido por um vírus político e entrou numa divergência com o presidente e esqueceu da condução e do tratamento do coronavírus no Brasil como um todo", avaliou.

O ex-ministro defendia o isolamento social, medida aliás adotada no Distrito Federal, enquanto Bolsonaro quer o isolamento vertical, sendo restrito apenas a idosos e aos grupos de risco.

Ibaneis criticou a atitude do ex-ministro durante a pandemia. "O tempo que ele perdia naquelas entrevistas era um tempo que poderia ser utilizado tratando de estratégias de combate com os governadores e secretarias de saúde dos estados", disse.

O governador do Distrito Federal também contou que durante a crise do coronavírus não teve nenhuma reunião com Mandetta. "Tudo o que fiz no Distrito Federal foi com os meus técnicos. Montei minha sala de gestão, montei os meus modelos, com todos os dados inseridos e pelas previsões".

Quanto à questão do novo ministro da saúde, Rocha disse que aprovou a indicação de Nelson Teich ao Ministério da Saúde e que a primeira fala de Teich aponta para "um rumo mais correto". Segundo o governador, como o novo ministro se coloca como um técnico, ele precisa esquecer a política e deve "partir agora para uma união dos estados" e pensar em uma recuperação para todo o país.

Governador trata coronavírus como "gripe"

Ibaneis disse que o Distrito Federal está em "uma curva de controle" e por isso pretende afrouxar o isolamento que ele impôs no estado desde a segunda semana de março. De acordo com o governador, a adoção rápida de quarentena ajudou o sistema de saúde local a se preparar para o pico da doença, prevista para o final deste mês. "Não tenho dúvida nenhuma que surtiu efeito. Chegamos a ter dias com 80% de isolamento social. Isso ajudou muito para não estarmos em uma situação incontrolável hoje", declarou.

Ao ser questionado sobre o isolamento estar em torno de 55% no Distrito Federal, o governador explicou que isso está acontecendo porque já liberou algumas atividades a funcionarem normalmente e comparou o coronavírus a uma gripe. "Essa é uma gripe que muita gente vai pegar. O que temos é diminuir o ritmo da infecção. Vamos chegar num ponto que teremos 70% das pessoas infectadas. Como não tem vacina, só vamos ter a imunidade quando tivermos mais de 60% da população que tiveram contato com o vírus".

A comparação também foi feita por Bolsonaro, que citou que o coronavírus era uma "gripezinha" e gerou críticos de governadores, senadores e deputados, além de associações médicas de todo o Brasil.

Nas últimas duas semanas, o governador, que não assinou nenhuma das cartas dos governadores de outros estados com críticas ao posicionamento de Jair Bolsonaro (sem partido) sobre as medidas de isolamento, autorizou a abertura de lojas de móveis e eletrônicos, feiras livres e óticas no estado.

De acordo com o governador, a previsão é de que até 4 de maio o restante do comércio seja aberto mesmo com a previsão dos técnicos de o "pico" do coronavírus chegar ao Distrito Federal "daqui mais uma ou duas semanas". O retorno das aulas nas redes públicas e privadas está previsto para o começo de junho.

Até ontem, o Ministério da Saúde registrou 881 casos oficiais do novo coronavírus no Distrito Federal, sendo 24 mortes em decorrência da doença.