Topo

OPINIÃO

Schelp: "O que Teich não mostrou na primeira semana no cargo foi firmeza"

Do UOL, em São Paulo

26/04/2020 04h00

Uma semana após substituir Luiz Henrique Mandetta como ministro da Saúde em meio à pandemia do novo coronavírus, Nelson Teich esteve distante do protagonismo assumido pelo antecessor e é criticado no podcast Baixo Clero #33 pela timidez com que se apresentou ao cargo em um momento difícil para a população.

Para o jornalista Diogo Schelp, faltou ao novo ministro da Saúde do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) demonstrar a firmeza que o momento exige enquanto o número de casos e mortes pela covid-19 cresce no Brasil.

"A questão não é nem tentar ter um protagonismo maior que o presidente, mas esse é um momento de crise, como nunca antes vista por um ministro da saúde neste país e não é o caso de ter timidez, não é o caso de se atrapalhar em números, é preciso ter firmeza e tudo o que ele não mostrou nessa primeira semana no cargo foi firmeza", afirma o jornalista (disponível no arquivo acima a partir de 42:30).

Em seu comentário, Diogo Schelp também demonstra preocupação com a aparente falta de conhecimento do novo ministro em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS).

"Ele parece bastante alheio a particularidades do sus, parece que ele não tem sequer empatia com essa estrutura que é fundamental nesse enfrentamento que estamos vivendo. Tem que ver as cenas de Manaus e tentar ver como que um ministro da Saúde se coloca em uma situação em que você tem uma cidade como Manaus vivendo o que está vivendo e com outras cidades, outras capitais do país tendo a possibilidade de viver algo parecido", afirma Schelp.

"Ele faz interpretação equivocada dos dados também. Dizer que o Brasil está em uma situação melhor que outros países ou está desempenhando melhor que os outros países não é verdade porque tem a questão da subnotificação,", completa.

Maria Carolina Trevisan também chama a atenção para Teich pouco abordar o SUS, mas fazer uma declaração a respeito de saúde suplementar em sua primeira entrevista coletiva no cargo.

"Ele falou pouco sobre a questão do SUS, mas ele falou sobre saúde suplementar. Saúde suplementar nada mais é do que plano de saúde, que é a área em que ele atua. Então ele está preocupado também com os planos de saúde, mais um ponto para a gente observar daqui para a frente", conclui Trevisan (disponível no arquivo acima a partir de 12:54).

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.