Topo

Esse conteúdo é antigo

Maia vê aproximação de Bolsonaro com 'centrão' como algo positivo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), durante sessão na Casa - Najara Araújo/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), durante sessão na Casa Imagem: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 10h52

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, disse em entrevista ao Santander Chama, plataforma de transmissões ao vivo do Banco Santander, que a aproximação de Jair Bolsonaro (sem partido) com parlamentares do 'centrão' é positiva.

"Essa relação é sempre positiva pois facilita o diálogo do governo com outros parlamentares e com a presidência da Câmara [...] O governo ter uma base é bom. Organizar ela de forma transparente e aberta, ajuda o governo", disse.

Para o presidente da Câmara, a pressão exercida pelo governo em torno dele era desproporcional ao seu papel, e Bolsonaro formar uma base no legislativo deve equilibrar melhor essa questão.

"[O governo] ganhou alguma votação [na Câmara]? [Diziam] que fui eu que ganhei. Perdeu a votação? Então fui eu quem perdi. [A Câmara] derrotou o governo em algum tema? 'Agora o Rodrigo mudou de lado, não é mais fiscalista'", disse o político, exemplificando.

"É bom que o governo tenha um líder que possa articular um número de partidos, um número de votos que, somados aqueles que têm convergência histórica com a pauta liberal na economia do ministro Paulo Guedes, se mantenha uma maioria", concluiu.

Falando sobre o papel do Congresso em meio à pandemia do novo coronavírus, Maia disse que o legislativo foi "muito pró-ativo" no começo da crise, citando como exemplo a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Orçamento de Guerra, e criticou o governo.

"O governo, de alguma forma, não queria acreditar no tamanho da crise. A construção do texto da PEC do Orçamento de Guerra foi da Câmara dos Deputados", argumentou.