Topo

Esse conteúdo é antigo

CNT/MDA: 51,8% da população é contra atos que miraram Congresso e STF

Presidente Jair Bolsonaro tira fotos com apoiadores em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, depois de participar de protestos contra o STF e o Congresso Nacional - Sergio Lima/AFP
Presidente Jair Bolsonaro tira fotos com apoiadores em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, depois de participar de protestos contra o STF e o Congresso Nacional Imagem: Sergio Lima/AFP

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

12/05/2020 12h41

Levantamento da pesquisa CNT/MDA, divulgado hoje (12), indicou que 51,8% da população é contrária aos atos que miram o Congresso e o STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo a CNT (Confederação Nacional dos Transportes), foram feitas 2.002 entrevistas por telefone, entre 7 e 10 de maio, com pessoas de 494 municípios, de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Nas últimas semanas, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se aglomeram em atos com faixas antidemocráticas em que pedem o fechamento do Congresso e com ataques à Corte.

O presidente participa dos atos em Brasília e nega que sejam antidemocráticos. Tais manifestações motivaram a PGR (Procuradoria-Geral da República) a investigar quem são os organizadores dos eventos. O STF autorizou o início das investigações, em abril.

A pesquisa CNT/MDA indicou que 28,8% dos entrevistados são a favor dos atos. Já 10,8% não são nem a favor nem contra, outros 8,6% não souberam ou não responderam.

O levantamento - feito em parceria com o Instituto MDA - mostra os índices de popularidade do governo e pessoal do presidente Jair Bolsonaro e traz a avaliação dos brasileiros sobre a atuação dos governos federal e estaduais no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.