Topo

OPINIÃO

Trevisan: 'Mourão perto do presidente parece menos autoritário, mas não é'

Do UOL, em São Paulo

16/05/2020 04h00

O vice-presidente Hamilton Mourão publicou na última quinta-feira um texto no jornal O Estado de S. Paulo, no qual defende o governo de Jair Bolsonaro e culpa outras instituições pela crise atual. O vice afirma que não enxerga outro lugar no mundo que esteja "causando tanto mal a si mesmo como o Brasil".

No podcast Baixo Clero #37, a jornalista Maria Carolina Trevisan analisa o viés do artigo assinado pelo general Mourão e aponta o autoritarismo demonstrado pelo vice-presidente da República.

Trevisan pondera que, em seu texto, Mourão deixa claro que, no caso de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não concluir seu mandato, o Brasil não deve esperar uma postura mais moderada do vice-presidente.

"É importante esse artigo do Mourão, porque demonstra o que pode acontecer em caso de impeachment [de Bolsonaro] e ele assumir. É um artigo superautoritário, em que ele responsabiliza a imprensa, os governadores e o Judiciário pelo que pode acontecer", opina a jornalista (disponível no arquivo acima a partir de 28:50).

"A única pessoa que ele não responsabiliza é o presidente da República. Com isso, fica muito evidente esse viés autoritário do vice-presidente da República. A gente já sabia, mas, às vezes, perto do presidente ele parece menos autoritário. E, na verdade, não é, segundo a própria história dele", completa Trevisan.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.