Topo

Esse conteúdo é antigo

PSOL reforçará pedido de cassação de Zambelli por fala sobre operação da PF

22.abr.2019 - A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) em sessão solene na Câmara dos Deputados - Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
22.abr.2019 - A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) em sessão solene na Câmara dos Deputados Imagem: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

26/05/2020 11h39

A líder do PSOL na Câmara, Fernanda Melchionna (RS), afirmou hoje (26) que o partido vai apresentar um acréscimo ao pedido de cassação da deputada Carla Zambelli (PSL-SP) já apresentado ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados após ela ter supostamente antecipado operação da Polícia Federal.

Zambelli disse ontem na Rádio Gaúcha que alguns governadores estão sendo investigados pela Polícia Federal. A declaração ocorreu um dia antes de a PF cumprir mandados de busca e apreensão no Palácio das Laranjeiras, a residência oficial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).

O pedido de cassação de Zambelli foi apresentado pelo PSOL em 27 de abril deste ano. Na peça original, a legenda defende que a deputada teria ajudado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e sua família a evitar investigações na corporação e negociado com o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) em troca de mudanças na diretoria da PF.

Segundo Melchionna, a declaração de Zambelli é "muito grave" e uma "clara confissão de informação privilegiada".

"Óbvio que defendemos a investigação sobre esses casos e essas denúncias no Rio de Janeiro. O PSOL defende o combate à corrupção como seu DNA, mas, ao mesmo tempo, uma deputada federal saber antecipadamente e anunciar um dia antes mostra uma clara informação privilegiada e talvez uma interferência política na Polícia Federal", declarou.

Assim como a maioria das comissões, o Conselho de Ética na Câmara não está funcionando atualmente devido à pandemia do coronavírus.

A líder do PSOL na Câmara disse ainda que os parlamentares do partido vão reforçar os requerimentos para a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) com o objetivo de apurar supostas interferências políticas de Bolsonaro na Polícia Federal. Até o momento, nenhuma tentativa de CPI pela oposição conseguiu o mínimo de assinaturas de apoio necessário.

Procurada pelo UOL, Carla Zambelli disse que Jair Bolsonaro, quando deputado federal, teve quase 40 pedidos de cassação, e isso só lhe ajudou a ficar mais conhecido. Ela afirmou acreditar estar em um caminho semelhante.

"O PSOL está me ajudando também. Então, só tenho a agradecer", declarou.