Topo

Esse conteúdo é antigo

Agora ministro, Faria diz que irá trabalhar para modernizar comunicação

Do UOL, em São Paulo

11/06/2020 23h18

Nomeado ministro das Comunicações, o deputado Fábio Faria (PSD-RN) agradeceu à confiança do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e disse que irá trabalhar para "modernizar e unificar nossa comunicação", em carta aberta direcionada aos brasileiros e publicada nas redes sociais.

"A verdadeira democracia é conviver com as diferenças e aceitar a opinião de milhões de brasileiros que, como eu, querem ver as propostas de campanha de Bolsonaro implementadas. Quero um estado liberal", escreveu ele, no Twitter. (Leia a carta, na íntegra, abaixo)

"Agradeço a confiança do Presidente por comandar uma pasta tão importante e que precisa estar na vanguarda dos próximos anos. Trabalharei para modernizar e unificar nossa comunicação dentro e fora do país, integrando-a às exigências que os novos tempos demandam", completou.

Na carta, Faria lembra ainda que votou no presidente Bolsonaro "por estar insatisfeito com partidos que polarizaram e comandaram o país até 2018". E garante ser o maior inimigo do PT em seu estado, Rio Grande do Norte.

O presidente anunciou ontem em sua página no Facebook que recriaria o Ministério das Comunicações e nomearia como titular da pasta Fábio Faria.

O UOL apurou que o convite a Faria faz parte da estratégia de Bolsonaro de melhorar a relação com o Congresso e tentar dar nova cara para comunicação do governo, vinculada à ala ideológica.

Faria tem 42 anos e nasceu em Natal (RN). Ele é casado com Patrícia Abravanel, uma das filhas de Silvio Santos, desde 2017, com quem têm três filhos: Pedro, 5, Jane, 2, e Senor, 1. Antes de Patrícia, namorou Adriane Galisteu e Sabrina Sato.

O deputado está no quarto mandato na Câmara e, para assumir o ministério, precisará se licenciar da Casa, assim como fizeram outros ministros, como Onyx Lorenzoni (Cidadania) e Tereza Cristina (Agricultura).

Em sua live semanal, Bolsonaro justificou a nomeação. "O Faria foi nomeado e pode optar por receber salário como deputado ou abrir mão como ministro. Não tem aumento de custo nenhum. A Secom [Secretaria Especial de Comunicação Social] vem pra cá, a EBC [Empresa Brasil de Comunicação] vai para lá. Vamos tentar melhorar a comunicação do governo", justificou Bolsonaro.

Faria: "Quero um estado liberal"

Aos brasileiros: como 57 milhões de eleitores, votei no Pr Bolsonaro por estar insatisfeito com partidos que polarizaram e comandaram o país até 2018. Já votei no PT no passado, sim, mas em 2016, fui a favor do impeachment de Dilma e sou o maior adversário do governo do PT no RN.

Demorei, mas entendi a ameaça que um estado aparelhado representa para a sociedade. Devo essa evolução à Internet, que ampliou o universo político, antes dominado e limitado a duas esferas não necessariamente antagônicas. Continuo aprendendo com o que vejo aqui.

Minha atuação prova que estou comprometido com as pautas do PR Bolsonaro. Votei a favor da PEC do Teto, Reforma Trabalhista, Nova Previdência. Defendo a liberdade econômica, de imprensa e de expressão, a desburocratização e o reforço na segurança pública.

A verdadeira democracia é conviver com as diferenças e aceitar a opinião de milhões de brasileiros que, como eu, querem ver as propostas de campanha de Bolsonaro implementadas. Quero um estado liberal.

Agradeço a confiança do Presidente Jair Bolsonaro por comandar uma pasta tão importante e que precisa estar na vanguarda dos próximos anos. Trabalharei para modernizar e unificar nossa comunicação dentro e fora do país, integrando-a às exigências que os novos tempos demandam.