Topo

Schelp: "Novo ministério é aliança de sangue do governo com Silvio Santos"

Do UOL, em São Paulo

12/06/2020 08h13

No podcast Baixo Clero #43, do UOL, os jornalistas Diogo Schelp, Carolina Trevisan e Carla Bigatto debatem a recriação do Ministério das Comunicações, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, e a indicação do deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), genro de Silvio Santos, para assumir o comando da pasta. Ouça o programa completo no arquivo acima.

Na opinião de Schelp, o motivo principal da criação de um novo ministério é garantir a sobrevivência política do governo Bolsonaro. "Arranjaram um jeito de garantir a sobrevivência política do Bolsonaro. São dois pilares: conseguir cobertura positiva de imprensa e atrair o PSD, do [ex-ministro] Gilberto Kassab, que é do centrão." (ouça a partir do minuto 3:00)

Trevisan também analisa esse movimento do governo como uma estratégia política. "Fábio Faria tem um perfil de dialogar e tem proximidade com Rodrigo Maia, presidente da Câmara, e Davi Alcolumbre, presidente do Senado. A ideia é que ele seja um negociador para o Maia atrasar a abertura do impeachment." (ouça a partir do minuto 6:10)

A jornalista também observa que isso pode sinalizar uma mudança de tom do governo. "O secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, sempre esteve junto aos filhos do presidente Bolsonaro, que fazem uma comunicação agressiva, violenta e negacionista. Será que o ministro Fábio Faria vai seguir essa linha ou vai haver mudança?", concluiu.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.