Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciro Gomes: Bolsonaro está 'bolsonarizando' os generais do Palácio

Ciro Gomes (PDT) em entrevista ao UOL e à Folha em Brasília - Kleyton Amorim/UOL
Ciro Gomes (PDT) em entrevista ao UOL e à Folha em Brasília Imagem: Kleyton Amorim/UOL

Do UOL, em São Paulo

16/06/2020 17h46

O líder do PDT, Ciro Gomes, declarou hoje em entrevista para a "CNN Brasil" que generais estão fazendo um papel "constrangedor" ao se aliarem com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Para o candidato à Presidência nas eleições de 2018, o chefe do Executivo está "bolsonarizando" os generais do Palácio do Planalto.

"Eu pensei: os militares vão moderar o Bolsonaro. Para a minha surpresa e indignação, o que está acontecendo é o oposto. O Bolsonaro está 'bolsonarizando' os generais do Palácio, que viraram um fator absolutamente constrangedor de estimulação dessa atitude de ameaça", disse Ciro.

Ele ainda afirmou que Bolsonaro sempre foi corrupto enquanto deputado federal, e que haverá resistência por parte dos brasileiros caso haja qualquer quebra constitucional no Brasil.

"Eu imaginava que os militares cumpririam o papel moderador. Eu conheço Bolsonaro, ele é desastrado, é um incompetente, um fascista. Sempre foi corrupto, sempre, eu fui contemporâneo dele na Câmara. Bolsonaro desviava dinheiro de funcionário fantasma, que assinava o recibo e ele botava o dinheiro no bolso", acusou Ciro.

"Boa parte das elites fica com medo e eu não tenho, pelo contrário. Acho que é dever nosso dizer que haverá resistência diante de qualquer iniciativa que quebre a ordem constitucional do Brasil", concluiu o pedetista.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ciro Gomes foi candidato à Presidência nas eleições de 2018, e não de 2008. A informação foi corrigida.