Topo

Esse conteúdo é antigo

Onyx é diagnosticado com covid-19 e diz que faz tratamento com cloroquina

Ministro da Cidadania tem sentido sintomas da covid-19 desde a última quinta-feira - Pedro Ladeira/Folhapress
Ministro da Cidadania tem sentido sintomas da covid-19 desde a última quinta-feira Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

20/07/2020 09h32

Onyx Lorenzoni (DEM) disse hoje que foi diagnosticado com a covid-19. O ministro da Cidadania fez o anúncio pelo Twitter e adiantou que está se recuperando com medicamentos que vêm sendo utilizados no tratamento da doença causada pelo coronavírus, entre eles a hidroxicloroquina, largamente defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), apesar de não haver ação comprovada.

O ministro relatou que começou a sentir os sintomas da covid-19 na quinta-feira (16). No dia seguinte, passou por exames, entre eles o teste para o novo coronavírus. O resultado positivo foi confirmado hoje.

Além da cloroquina, o ministro disse que está se tratando com mais dois medicamentos que não têm eficácia comprovada cientificamente contra a covid-19: o antiparasitário ivermectina e o antibiótico azitromicina.

"Estou bem melhor, em isolamento e sigo o trabalho em home office. Boa semana a todos nós", escreveu o ministro na rede social.

Onyx é o terceiro ministro a ser diagnosticado com a covid-19. Ainda em março, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o titular do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, tiveram diagnósticos positivos e se recuperaram da doença.

À época, o surto entre integrantes do governo se deu por conta de uma viagem de Bolsonaro para encontrar o presidente americano Donald Trump nos Estados Unidos. A comitiva presidencial acabou tendo 23 pessoas com diagnóstico positivo para o coronavírus. Bolsonaro e Trump não se infectaram.

Agora, o presidente brasileiro segue se recuperando da covid-19 após ter sido diagnosticado com a doença há cerca de duas semanas. No entanto, pessoas próximas a Bolsonaro e até ministros que tiveram contato com o presidente nos dias que antecederam a contaminação não contraíram o vírus.