Topo

Esse conteúdo é antigo

PT diz que operação da PF contra primeira-dama do PI é abuso de autoridade

Gleisi Hoffmann (PT-PR) assina nota que acusa Bolsonaro de perseguição política contra o governador do Piauí - Julia Rodrigues/UOL
Gleisi Hoffmann (PT-PR) assina nota que acusa Bolsonaro de perseguição política contra o governador do Piauí Imagem: Julia Rodrigues/UOL

Do UOL, em São Paulo

27/07/2020 11h24

O PT afirmou em nota divulgada hoje que as operações da PF na casa e no gabinete da deputada federal e primeira-dama do Piauí, Rejane Dias (PT-PI), são abuso de autoridade e demonstração de perseguição política. O partido ainda acusou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus aliados de tentar enfraquecer a imagem do governo do estado Wellington Dias (PT-PI).

"A invasão das residências do governador e de seus familiares pela Polícia Federal, além da tentativa ilegal de invadir o gabinete da deputada Rejane, é uma notória operação midiática de perseguição e destruição de imagem pública", declarou o PT em nota assinada por Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido e deputada federal, e Ênio Verri (PT-PR), líder do PT na Câmara dos Deputados.

De acordo com a PF, as ações fazem parte da terceira fase da Operação Topique, que investiga desvios que chegam a R$ 50 milhões na Educação piauiense. Ao todo, são cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, que incluem, de acordo com a Globonews, a casa do irmão de Rejane e a sede da Secretaria de Educação do estado.

As investigações apontam que o esquema existiu entre 2015 e 2016, período em que Rejane era secretária de Educação do Piauí. Integrantes da pasta teriam se associado a empresários do setor de locação de veículos para conseguir a assinatura de contratos superfaturados de prestação de serviços de transporte escolar.

Em nota, o PT afirma ainda que nem Wellington, nem Rejane "são acusados de nada que justifique minimamente tais abusos". "A Secretaria de Educação sempre se colocou à disposição das autoridades e a própria deputada Rejane, ex-secretária da pasta, procurou em vão as autoridades para colaborar com as investigações, que não envolvem o governo do estado, mas empresas prestadoras de serviços de transporte escolar", diz o texto.

Ataque à imagem da educação do Piauí

O PT acusou ainda Jair Bolsonaro e seus aliados de tentar atacar a imagem da gestão do governador Dias na área da Educação no Piauí. "O governo do PT do Piauí é reconhecido nacional e internacionalmente pelos avanços na Educação em um estado historicamente marcado pela exclusão da maioria. É exatamente neste setor que Bolsonaro e seus aliados tentam atacar o governador", acusa o partido.

"Tomaremos todas as medidas possíveis para denunciar e cobrar judicialmente os responsáveis por este abuso de autoridade e pela odiosa perseguição política movida por Bolsonaro e seus aliados", diz a nota.