Em 1ª reunião como governador do RJ, Castro pede governo sem deslumbramento
Logo depois de saber da determinação de afastamento de Wilson Witzel (PSC) pelo STJ e chegar ao Rio de Janeiro, o governador em exercício do estado, Claudio Castro (PSC), reuniu-se com o alto escalão da Segurança Pública no Palácio Guanabara na última sexta-feira (28).
Na conversa, Castro procurou se diferenciar de Witzel e prometeu um governo "sem deslumbramentos". Também pediu serenidade aos subordinados e garantiu que não fará mudanças no secretariado em um primeiro momento.
Nos bastidores, a postura de Witzel é considerada "deslumbrada" por muitos políticos e interlocutores. Já em sua posse, o agora governador afastado usou uma faixa —inspirada na presidencial— que mandou confeccionar, mesmo sem ser um símbolo oficial do estado.
A intenção pública de se eleger presidente em 2022 contribuiu para seu rompimento público com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com quem procurou se associar na campanha.
Entre os convidados para a conversa na sexta-feira estiveram os secretários da Polícia Civil, Flávio Brito; da Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo, de Administração Penitenciária, Alexandre Azevedo; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey.
Segundo três fontes com livre trânsito no Palácio Guanabara, a tônica do encontro foi de pedir que os secretários fiquem tranquilos e continuem trabalhando.
Castro também comentou que não se mudará para a sala que pertencia a Witzel. Despachará do gabinete do vice-governador e tratará como prioridade a renovação do regime de recuperação fiscal do estado.
Segundo uma fonte que esteve no encontro, ele usou a palavra "serenidade" diversas vezes. No discurso, disse que o governo será mais simples, "sem deslumbramentos", e que preocupa as ações necessárias à recuperação fiscal do estado.
Outra pessoa informou que ele vai manter a mesma equipe até se inteirar do andamento dos principais projetos do governo e que cada dia ele receberá um secretário diferente.
Depois da reunião com a cúpula da Segurança, considerada a primeira agenda positiva de Castro, ele recebeu hoje o secretário estadual de Saúde, Alex da Silva Bousquet.
Na segunda-feira (31), um novo encontro está marcado com outros secretários.
O órgão colegiado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ainda vai analisar, na próxima quarta-feira (2), se manterá ou não o afastamento de Wilson Witzel.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.