Topo

Esse conteúdo é antigo

Com 129 mil mortes e PIB em queda, Bolsonaro diz que Brasil vence pandemia

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

11/09/2020 11h15Atualizada em 11/09/2020 14h20

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje considerar que o Brasil está "praticamente vencendo a pandemia" do coronavírus. A declaração foi feita na cidade de São Desidério, na Bahia, onde ele visitou obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste. O governante não mencionou o fato de que a covid-19 já matou quase 130 mil pessoas no Brasil— segunda pior marca no mundo.

No discurso que encerrou o evento, Bolsonaro ainda listou medidas do governo federal na área econômica que, segundo ele, minimizaram os efeitos negativos da pandemia. No segundo semestre, o PIB (Produto Interno Bruto) recuou 9,7%, e o país entrou em recessão.

"Estamos praticamente vencendo a pandemia. O governo fez tudo para que os efeitos negativos fossem minimizados, quer seja com auxílio emergencial, que atingiu 65 milhões de pessoas no Brasil, quer seja com estímulos a micro e pequenas empresas, e investindo massivamente em meio e recursos para que governadores e prefeitos não faltassem junto à saúde como em atender possíveis infectados", disse.

A linha de crédito citada pelo presidente apresentou problemas operacionais desde a sua concepção e muitas empresas acabaram fechando as portas porque não conseguiram a liberação dos recursos a tempo de manter as atividades durante o período de isolamento social. A injeção financeira só ocorreu efetivamente em julho.

"Estamos vendo, já começa a aparecer, em especial lá na mídia de fora, que aqui de dentro é difícil de aparecer, que o Brasil foi um dos países que menos sofreram com a pandemia, dadas as medidas tomadas pelo governo federal", comentou o chefe do Executivo federal.

Bolsonaro tem defendido que o Brasil se tornou uma referência no combate à crise de saúde provocada pela covid-19, ignorando ou minimizando estatísticas da doença no país. Há três semanas, ele participou de uma solenidade no Palácio do Planalto que foi batizada "Brasil vencendo a covid". O evento acabou funcionando como uma plataforma de defesa da cloroquina.

Sem citar fontes, o presidente também disse hoje que a mídia estrangeira teria feito elogios ao Brasil. Porém, o tom observado em alguns dos principais jornais estrangeiros tem sido crítico em relação à política brasileira.

Em 26 de agosto, o governante já havia utilizado a mesma estratégia ao afirmar que, de acordo com o seu entendimento, o Brasil era um dos países que melhor combateram o coronavírus.

Dias antes, em um evento ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes, ele deu uma declaração semelhante. "Enquanto se fechava quase tudo, nós não paramos, trabalhando e buscando meios para que empregos não fossem destruídos. E propostas apresentadas por nós foram excepcionais. No meu entender, não vi no mundo quem enfrentou melhor essa questão que o nosso governo."

Com mais de 129 mil óbitos causados pela covid-19, o Brasil só fica atrás, em números absolutos, dos Estados Unidos. São mais de 4 milhões de casos da doença registradas, o terceiro maior índice em todo o mundo.