Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro faz exames 10 dias após cirurgia: 'Excelentes condições clínicas'

Em 25 de setembro, Bolsonaro foi submetido a uma pequena cirurgia para retirar um cálculo na bexiga - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Em 25 de setembro, Bolsonaro foi submetido a uma pequena cirurgia para retirar um cálculo na bexiga Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

05/10/2020 18h43Atualizada em 05/10/2020 18h55

Dez dias após passar por uma cirurgia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez exames hoje no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul de São Paulo. Segundo boletim médico divulgado pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), ele está em "excelentes condições clínicas".

Foi no próprio Einstein que o presidente foi submetido a uma cistolitotripsia endoscópica a laser para retirar um cálculo na bexiga. O procedimento, considerado simples e minimamente invasivo, durou cerca de 1h30.

Leia na íntegra o que diz o boletim divulgado pela Secom:

São Paulo, 05 de outubro de 2020.

O Presidente da República Jair Bolsonaro foi submetido à avaliação médica multiprofissional na tarde desta segunda-feira, no Hospital Israelita Albert Einstein.

O presidente encontra-se no décimo dia de pós-operatório, assintomático e em excelentes condições clínicas.

A ultrassonografia evidenciou o completo esvaziamento da bexiga e ausência de cálculos residuais.

Dr. Leandro Santini Echenique, cardiologista
Dr. Leonardo Lima Borges, urologista
Dr. Miguel Cendoroglo, Diretor-Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein

'Maior que um grão de feijão'

Bolsonaro revelou que passaria por cirurgia para retirada de cálculo na bexiga em conversa com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada, em 1º de setembro. Na ocasião, ele afirmou que a pedra era "maior que um grão de feijão" e que estava com o problema pelo menos desde 2015.

"Esse cálculo aqui é de estimação. Eu tenho há mais de cinco anos, está na bexiga. É maior que um grão de feijão. Resolvi tirar porque deve estar aí ferindo internamente a bexiga", disse. Na véspera dessa declaração, o presidente havia sido atendido pelo serviço médico do Palácio do Planalto.