Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria elogia Fux por suspender soltura de acusado de chefiar PCC

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), parabenizou Fux no Twitter por suspender soltura de André do Rap - ANTONIO MOLINA/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), parabenizou Fux no Twitter por suspender soltura de André do Rap Imagem: ANTONIO MOLINA/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

10/10/2020 22h29

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), elogiou o ministro Luiz Fux, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) por suspender a decisão que havia liberado a soltura de André de Oliveira Macedo, 43, o André do Rap, acusado de ser um dos chefes do PCC (Primeiro Comando da Capital).

"Parabéns ao presidente do STF, ministro Luiz Fux, por cassar decisão do ministro Marco Aurélio Mello, que libertou o chefe do PCC, o criminoso André do Rap. Determinei força tarefa da polícia de SP para colocar esse bandido novamente atrás das grades. Lugar de bandido é na cadeia!", escreveu Doria no Twitter.

A decisão de Fux foi publicada na noite de hoje. Pela manhã, André do Rap deixou a penitenciária de Presidente Venceslau, no interior paulista, após o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, atender a dois pedidos de habeas corpus.

O presidente do STF atendeu pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), que argumentou que a decisão de Marco Aurélio violava a ordem pública. Em despacho, Fux declarou que André é um preso de "altíssima periculosidade, com dupla condenação em segundo grau por tráfico transnacional de drogas, investigado por participação de alto nível hierárquico em organização criminosa (Primeiro Comando da Capital - PCC) e com histórico de foragido por mais de 5 anos".

Mais cedo, também no Twitter, Doria afirmou que a decisão de Marco Aurélio causava "perplexidade" e que o ato "foi um desrespeito ao trabalho da polícia de SP e uma condescendência inaceitável com criminosos".