Mandetta: "Naqueles moldes, jamais instalaria programa Mais Médicos"
Criado no governo Dilma Rousseff (PT), o programa Mais Médicos é classificado como "errado em sua concepção" pelo ex-ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro (sem partido), Luiz Henrique Mandetta. "Você não sabia para quem estava entregando a sua mãe ou o seu filho", afirmou durante o podcast Baixo Clero #70.
Questionado se não realizaria o programa, respondeu: "Naqueles moldes, jamais".
"Por que a gente exige que os médicos façam 7.400 horas de capacitação no Brasil? Por que a gente faz um funil tão grande? Por que a gente certifica? Por que a gente tem conselho federal de medicina? Por que a sociedade questiona o erro médico. Quando você faz um programa como aquele, que no ápice do programa eram 15 mil médicos, quando você colocou pessoas sem certificação, um pilar você já machucou. Você não sabe pra quem você está entregando a sua mãe ou o seu filho", disse no episódio, apresentado por Carla Bigatto e com os colunistas do UOL Maria Carolina Trevisan e Kennedy Alencar.
Alencar rebateu a fala do ex-ministro dizendo que o programa Mais Médicos era bem avaliado, e Mandetta concordou.
"Entre você não ter nada e ter alguma coisa, a pessoa avalia [bem]. Agora, não é essa a saúde que a gente tem que fazer. A gente tem que fazer a saúde direito. Quando a gente faz, conforme a gente fez, com processo seletivo, com uma agência contratante, com carteira de trabalho assinada, piso, meta, com avaliação da comunidade, com ampla discussão, isso é um caminho. Uma medida provisória que coloca pessoas que não estão inscritas no Conselho, não tem diploma reconhecido. (...) Ele [Mais Médicos] é errado na concepção", disse Mandetta.
"Esse programa [Mais Médicos] tinha um problema na sua essência. Por que você não pode chegar e falar 'eu tenho um problema de limpeza urbana, então vamos trazer 10 mil haitianos, pagar 100 reais e um prato de comida pra cada um e vamos pagar 10 mil reais para o Haiti. Pessoas não são coisas, pessoas não podem ser mercadorias. As pessoas não tinham direito de ir e vir, nem de seguridade social dentro do Brasil, tanto que 2 mil e pouco de pessoas ficaram aqui", completou.
Podcasts especiais
O UOL promoveu nesta semana uma transmissão ao vivo com sete episódios extras de seus podcasts. Além de Mandetta, a apresentadora Astrid Fontenelle (no podcast UOL Vê TV), o músico Rincon Sapiência (no podcasts Conversa de Portão e Papo Preto), o publicitário Eco Moliterno (no podcast Mídia e Marketing), a psicanalista Vera Iaconelli (no podcast Sexoterapia), o jornalista e escritor José Trajano (no podcast Posse de Bola) e o jornalista e escritor Chico Felitti (no podcast Caoscast) foram convidados.
Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Orelo, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.