Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre aos 90 anos o ex-deputado Bonifácio de Andrada, vítima da covid-19

Bonifácio de Andrada estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, desde 16 de dezembro - Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Bonifácio de Andrada estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, desde 16 de dezembro Imagem: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

05/01/2021 22h19Atualizada em 05/01/2021 22h30

O ex-deputado federal Bonifácio de Andrada (DEM-MG) morreu hoje aos 90 anos após complicações causadas pela covid-19. Segundo a assessoria da UNIPAC (Universidade Presidente Antônio Carlos), de onde era professor e reitor, ele estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, desde 16 de dezembro, quando foi diagnosticado com a doença.

A morte de Bonifácio também foi confirmada pelo filho, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), nas redes sociais. "Com imensa dor, comunico o falecimento de meu pai, o ex-deputado Bonifácio de Andrada. Será sepultado amanhã, em Barbacena (MG)", anunciou.

Nascido em 14 de maio de 1930, em Barbacena, Bonifácio foi deputado federal por 40 anos, de 1979 a 2019, tendo sido eleito para dez mandatos consecutivos. Ele foi filiado ao extintos Arena e PDS, fundados em meio à ditadura militar (1964-1985), ao PTB e ao PSDB, além do DEM, seu último partido.

O deputado se licenciou do cargo apenas uma vez, em 1991, para atuar como secretário da Administração e Recursos Humanos de Minas Gerais. Bonifácio voltou à legislatura em 29 de março de 1994 — e de lá não saiu.

Foi o político mais longevo do país, com quinze mandatos eletivos e 60 anos de atividade parlamentar. Antes de ser deputado federal, Bonifácio foi vereador por Barbacena (1954-1958) e deputado estadual por Minas Gerais (1959-1975), ambos pela antiga UDN.

Ele também participou da Assembleia Nacional que elaborou a Constituição de 1988 e foi candidato a vice-presidente de Paulo Maluf na eleição do ano seguinte. A chapa ficou em quinto lugar, atrás do eleito Fernando Collor de Melo, de Luiz Inácio Lula da Silva, de Leonel Brizola e de Mário Covas.

Zema lamenta

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) também usou as redes sociais para lamentar a morte de Bonifácio de Andrada e prestar solidariedade à família e aos amigos, exaltando o trabalho do ex-deputado na Câmara.

"Fui informado há pouco do falecimento do advogado, professor e jornalista Bonifácio de Andrada, homem público com longa trajetória em favor de Minas Gerais, em especial na Câmara dos Deputados. Presto minha solidariedade a amigos e família nesse momento de dor", escreveu Zema.