Topo

Esse conteúdo é antigo

Arthur Lira evita se anunciar como candidato de Bolsonaro e alfineta Maia

 O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) no plenário da Câmara - Luis Macedo/Câmara dos Deputados
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) no plenário da Câmara Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

08/01/2021 23h25

Candidato à Presidência da Câmara, o deputado Arthur de Lira (PP-AL) evitou se anunciar como o candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante entrevista à CNN Brasil, na noite de hoje. Lira concorre à vaga e tem como adversário o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que conta com o apoio do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

"Eu sou candidato a presidente da Câmara dos nossos partidos, dos partidos que fazem parte da nossa base. E o diferencial da nossa campanha é que temos contato direto com parlamentares, independentemente de partidos ou de tendências, sejam eles de centro, de direita ou de esquerda. Eu não rejeito apoio de ninguém nem de nenhum partido", declarou Lira, ao ser questionado sobre o apoio de Bolsonaro.

"Eu não nego apoio de ninguém e não rejeito apoio de ninguém. A eleição da Câmara é uma eleição interna, compete aos deputados escolher o seu presidente, sem influência de ninguém", acrescentou, em seguida.

Lira também aproveitou para alfinetar Rodrigo Maia, chamando-o de "patrocinador" da campanha de Baleia Rossi, seu rival na eleição.

"No sentido de tudo que o 'patrocinador' de campanha do candidato Baleia [Rossi] pregou de responsabilidade ao teto de gastos, a pergunta que eu faço é: de onde viriam os recursos para o alargamento do auxílio e aumentar a renda do Bolsa Família?", questionou.

Líder do centrão bolsonarista e candidato apoiado pelo Palácio do Planalto, Arthur Lira lançou oficialmente sua candidatura à presidência da Câmara no início de dezembro.

Além do PP, a campanha de Lira afirma ter votos dos outros oito partidos. Juntos, PL, PSD, Solidariedade, Avante, PSC, PTB, PROS, Patriota e PP somam cerca de 170 deputados.

Seu principal concorrente, Baleia Rossi, com o apoio do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e de bloco composto por 11 partidos, tanto de centro quanto de esquerda - MDB, PSDB, DEM, PSL, Cidadania, PT, PSB, Rede, PCdoB, PDT e PV. As siglas ao lado dele somam 261 parlamentares.