Maia rebate crítica de Bolsonaro sobre união com PT em apoio a Baleia Rossi
O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) rebateu críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a união entre ele e deputados do PT em apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara. Nos bastidores, Bolsonaro apoia a candidatura do deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão.
"Não me surpreende que o presidente Bolsonaro critique a união de partidos em apoio à candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara. Só compreendem o nosso gesto aqueles que defendem a democracia antes de tudo. Aqueles que respeitam diferenças e valorizam o diálogo", escreveu Maia, em seu perfil nas redes sociais.
"O bloco Democracia e Liberdade defende o papel da política, a relevância de todos os partidos, na construção de soluções para o país. Não custa lembrar que em plena pandemia Bolsonaro estava em praça pública instigando manifestações pelo fechamento do Congresso Nacional e do STF", acrescentou. (Leia nota, na íntegra, abaixo)
Mais cedo, Bolsonaro questionou a união entre Rodrigo Maia e deputados do PT em apoio à candidatura de Rossi à presidência da Câmara. Na ocasião, Bolsonaro citou o voto favorável de Maia ao impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016, e caracterizou a suposta mudança de lado do deputado como um "jogo de poder".
"O Rodrigo Maia, quando votou pela cassação da Dilma, deu um voto criticando o PT por perseguir o pai dele [Cesar Maia (DEM), hoje vereador], que era prefeito do Rio. Deu um voto firme, objetivo, apontando que o PT era a maior desgraça do mundo. Hoje está junto com o PT nas eleições para a presidência da Câmara", disse o presidente em conversa com apoiadores.
Veja comunicado na íntegra
Não me surpreende que o presidente Bolsonaro critique a união de partidos em apoio à candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara. Só compreendem o nosso gesto aqueles que defendem a democracia antes de tudo. Aqueles que respeitam diferenças e valorizam o diálogo
O bloco Democracia e Liberdade defende o papel da política, a relevância de todos os partidos, na construção de soluções para o país. Não custa lembrar que em plena pandemia Bolsonaro estava em praça pública instigando manifestações pelo fechamento do Congresso Nacional e do STF
E o general Heleno, durante a campanha presidencial de 2018, num gesto descabido de desrespeito aos partidos políticos, cantava "se ficar pega ladrão..." para debochar das deputadas e deputados do Centrão.
Eu sempre condenei atitudes assim e sempre defendi a representação de TODOS os partidos no Congresso. O bloco Democracia e Liberdade se une pra condenar o autoritarismo, o fascismo e a incompetência. São muito naturais as críticas e o incômodo de Bolsonaro à nossa união.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.