Topo

Esse conteúdo é antigo

'Câmara vai sair do eu para entrar na época do nós', diz Lira

Do UOL, em São Paulo

31/01/2021 20h47

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) disse hoje que, se eleito para a presidência da Câmara, a Casa vai entrar em uma nova "época do nós", em oposição à centralização promovida pelo atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). Candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Lira tem como principal rival na eleição de amanhã (1º) o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que tem o apoio de Maia.

"A Câmara vai sair do eu, da centralização da pauta, da unificação do debate, de um único deputado querendo falar o dia todo por todos nós, e trazer para a realidade regimental, constitucional, política, de representatividade daquele poder", disse Lira em entrevista à GloboNews.

"A Câmara vai sair do eu para entrar na época do nós. Nosso grupo decidiu, nosso grupo vai decidir, vai ouvir, e mudamos esse paradigma", completou o deputado.

Com um discurso de oposição à atuação de Maia como presidente da Casa, Lira também cutucou a bandeira de Baleia em sua campanha. O candidato apoiado pelo atual presidente vem pregando que, se eleito, vai prezar pela independência da Câmara em relação aos outros poderes.

"Nós não precisamos de um legislativo que fique se acotovelando o tempo todo com o Executivo e com o Judiciário. Nós aqui não precisamos estar bradando que somos independentes, porque os deputados sabem que o poder legislativo é independente, autônomo, que representa a maior concentração da democracia brasileira", disse.

A eleição de Lira é vista como fundamental por Bolsonaro para ter apoio da Câmara na condução de reformas econômicas e também afastar a possibilidade de ter que enfrentar um processo de impeachment, já que o presidente da Casa é responsável por dar andamento ou não a esse tipo de pedido.