Topo

Esse conteúdo é antigo

Erundina critica Maia por não pautar impeachment de Bolsonaro: 'Omisso'

"Maia, presidente da Câmara por três mandatos, fez ouvidos moucos ao clamor dos brasileiros", disse Erundina - Michel Jesus/Câmara dos Deputados
"Maia, presidente da Câmara por três mandatos, fez ouvidos moucos ao clamor dos brasileiros", disse Erundina Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

01/02/2021 22h34Atualizada em 02/02/2021 01h16

Candidata à presidência da Câmara, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) criticou hoje Rodrigo Maia (DEM-RJ) por não pautar nenhum dos mais de 60 pedidos de impeachment apresentados contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Para ela, o deputado foi "omisso" e "conivente" com o governo, ignorando o "clamor" da população.

"Rodrigo Maia foi omisso e conivente com Jair Bolsonaro e os bolsonaristas ao não pautar o processo de impeachment do presidente, que é um anseio da sociedade brasileira", disse Erundina durante discurso. "Maia, presidente da Câmara por três mandatos consecutivos, fez ouvidos moucos ao clamor dos brasileiros. Não nos esqueçamos que a história é implacável com os traidores do povo."

Ela também fez críticas às campanhas de Arthur Lira (Progressistas-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), também candidatos à presidência da Câmara, acusando seus partidos de funcionarem como "sublegendas a serviço do governo Bolsonaro".

"Há poucas diferenças entre as duas candidaturas. O PSOL, por sua vez, é o único partido cuja candidatura que polariza com os candidatos dos dois blocos, constituídos predominantemente por partidos de direita", defendeu, acrescentando "cutucadas" em siglas mais à esquerda, como o PDT e o PT, por apoiarem Rossi.

Ao todo, oito candidatos disputam a presidência da Câmara para o biênio 2021-2022. Além de Erundina, Lira e Rossi, os deputados André Janones (Avante-MG), Fábio Ramalho (MDB-MG), General Peternelli (PSL-SP), Kim Kataguiri (DEM-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS) também estão concorrendo.

Alexandre Frota (PSDB-SP) renunciou a sua candidatura pouco antes do início da votação para apoiar Baleia Rossi.