Gleisi: PT nunca fez promessa de não buscar alianças, como Bolsonaro fez
Em sua participação no episódio #71 do Baixo Clero (veja acima o episódio completo), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou o fato de o presidente Jair Bolsonaro se aliar ao centrão. Não pelo acordo em si, como alegou ter sido feito nos governos petistas, mas por criticar os acertos e, depois, ceder.
"Nunca prometemos que não íamos fazer acordos e alianças, nunca escrachamos a política e denunciamos o fato de se buscar governabilidade", afirmou a presidente nacional do PT. (em 8min58 no vídeo acima)
O PT nunca fez promessa de não buscar alianças, como Bolsonaro fez.
Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido
Segundo Hoffmann, o problema do acordo feito entre o governo Bolsonaro e o centrão envolve promessas de campanha. Ao quebrar sua palavra, define a deputada, o presidente se rende à velha política.
"É obvio que, como é a estrutura política brasileira quando presidente não entra com maioria no Congresso, você tem que fazer composições, é um governo de coalisão. É necessário. Salta aos olhos que Bolsonaro negava isso, criminalizava a política. Se elegeu com esse discurso e, agora, se usa disso com o objetivo de se preservar", afirma, alegando que a ação envolve a possibilidade dele sofrer processo de impeachment. (em 9min24 no vídeo acima)
Outro ponto destacado por ela é o objetivo dos acordos. Enquanto Bolsonaro se alia para evitar uma possível queda, ela alega que o PT buscava "passar projetos para o Brasil, um caminho de desenvolvimento". (em 10min00 no vídeo acima)
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Baixo Clero, por exemplo, em todas as plataformas de distribuição de áudio, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e também Youtube —neste último, também em vídeo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.