Topo

Esse conteúdo é antigo

"Maia não sabe perder e tem apego ao poder", diz ACM Neto

8.mar.2018 - O prefeito de Salvador, ACM Neto (dir.), durante convenção do Democratas, em Brasília. O partido lança o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, como pré-candidato à presidência da República - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
8.mar.2018 - O prefeito de Salvador, ACM Neto (dir.), durante convenção do Democratas, em Brasília. O partido lança o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, como pré-candidato à presidência da República Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/02/2021 21h18

Após críticas à cúpula do Democratas, o presidente nacional do partido, ACM Neto (DEM-BA), afirmou que o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) "não sabe perder e tem apego ao poder", durante entrevista concedida à CNN Brasil.

"Eu jamais esperava as palavras que foram ditas pelo deputado Rodrigo Maia. Até porque elas demonstram atitude de absoluta ingratidão", rebateu ACM Neto.

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico",publicada na edição de hoje, Maia acusou a cúpula do partido de "traição" por declarar neutralidade na véspera da eleição para o seu substituto na presidência da Câmara, e assim abrir caminho para a vitória do candidato do governo Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL).

"O que a gente percebe é que o Rodrigo [Maia] procura culpados e desculpas tentando se esquivar dos próprios erros que cometeu neste processo. Eu lamento que ele saia tão pequeno da presidência da Câmara, foi um presidente para o Brasil, mas está dando uma clara demonstração de que não sabe perder e tem apego ao poder", declarou.

"Se houve alguém que encontrou uma solução para que ele não passasse por uma situação vexatória, esse alguém sou eu. Ele bem sabe que eu reuni a Executiva nacional do partido para garantir a neutralidade de maneira que essa derrota [dele] não ficasse tão grandiosa", continuou.

Na eleição, realizada no dia 1º de fevereiro, Arthur Lira venceu o pleito interno com 302 votos a seu favor. Baleia Rossi (MDB-SP), nome apoiado por Maia para ser seu sucessor, ficou em segundo lugar com 145 votos.

Mais reafirmou que deixará o partido após se sentir traído por ACM Neto, pois, segundo ele, o ex-prefeito de Salvador havia dado sua palavra que o DEM apoiaria a candidatura de Baleia, mas recuou. Maia também criticou Caiado por defender o bloco de Baleia, mas articular nos bastidores em favor de Lira. Segundo Maia, faltou "caráter" aos dois correligionários.

Convite de Doria

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que convidou o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia para se filiar ao PSDB. O tucano afirmou que fez o convite ao se reunir com o deputado em sua casa, na capital paulista, na noite de ontem (7). O deputado prometeu dar uma resposta "nos próximos dias".

"Confirmo que ontem, recebendo visita do Rodrigo Maia na minha residência, eu o convidei para integrar o PSDB. Não é uma decisão que ele vai tomar de imediato", disse Doria durante entrevista coletiva sobre a pandemia de covid-19 no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

"O que ficou claro para mim é que ele deixará o DEM. Diante desta manifestação pública dele, eu o convidei para integrar o PSDB. Nos próximos dias, teremos a posição do deputado", completou o governador paulista, lembrando que Maia já havia anunciado a sua intenção de deixar seu partido atual.

Na coletiva, Doria disse ainda que o convite se estendeu a Rodrigo Garcia (DEM), seu vice.

Seria razão de orgulho ter Rodrigo Maia e Rodrigo Garcia nas fileiras do PSDB. Ambos vão avaliar o convite feito à noite e têm tempo para isso.
João Doria, governador de São Paulo